Dados

Pelotas criou 199 empregos em fevereiro, aponta Caged

Dados apontam saldo positivo no Município; Em Rio Grande, número também foi positivo, de 69 novos postos de trabalho

Foto: Marcelo Camargo - Agência Brasil - Levantamento leva em consideração empregos formais

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de fevereiro deste ano, apontam que Pelotas teve saldo positivo de 199 empregos. Em Rio Grande, o valor também foi positivo, mas um pouco menor: foram 69 empregos gerados. No Rio Grande do Sul, o balanço também foi de criação de novos postos de trabalho.

Em janeiro, Pelotas teve resultado negativo de 354 empregos. Foram 2.250 admissões e 2.604 desligamentos, a porcentagem foi de - 0,55%. Já em fevereiro, os números foram, em geral, positivos. O resultado foi de 199 empregos e a variação positiva de 0,31%.

O professor de Economia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Marcelo Passos, destaca que a região é muito forte nos setores de serviços e comércio. Com os últimos dados registrados pelo Caged, o setor de serviços teve o saldo mais alto, de 189, enquanto o comércio teve variação negativa, de 66 vagas. "Isso é sazonal. Em geral, em fevereiro a gente começa a ter demissões. As atividades comerciais começam a cair a não ser em alguns setores", explica.

No principal setor, o de serviços, o crescimento foi grande. Em janeiro, foram 108 vagas. "Tivemos no início do ano passado um aumento no benefício do Bolsa Família. Esse aumento impacta naqueles serviços de menor valor, cabeleireiros, manicures, que são serviços que geram emprego", pontua. Houve também um aumento na categoria de servidores públicos, como professores, no ano passado. "Isso também se reflete tanto no comércio quanto na área de serviços".

O que surpreende no Município, segundo Passos, é o desempenho do setor da indústria, que teve um saldo de 132. "Isso está ligado à indústria alimentícia. O forte em Pelotas é a indústria alimentícia, conservas e outras indústrias da área de alimentos".

Dados de Pelotas em fevereiro

Admissões: 2.669
Desligamentos: 2.470
Saldo: 199

Saldo por grande grupamento de atividade econômica

Serviços: 189
Indústria: 132
Agropecuária: -2
Construção: -54
Comércio: -56

Rio Grande

Em comparação com janeiro, a cidade diminuiu a criação de postos formais. No mês anterior, o índice foi de 300 empregos gerados, com 1.751 admissões e 1.451 desligamentos. O resultado foi positivo no total, de 0,75%. Em fevereiro, foram 69 empregos e variação positiva de 0,17%. O setor que apresentou maior geração no último balanço foi o de serviços, com 162 empregos.

Na construção, apenas três vagas, demonstrando uma situação sazonal. Em geral, janeiro e fevereiro são meses em que as habitações são entregues. "Há uma retração menor em Rio Grande porque há poucos terrenos para construir, é uma área mais densamente habitada do que Pelotas", diz o professor.

Dados de Rio Grande em fevereiro

Admissões: 1.589
Desligamento: 1.520
Saldo: 69

Saldo por grande grupamento de atividade econômica

Serviços: 162
Indústria: 32
Agropecuária: 27
Construção: 3
Comércio: -155

País
O Brasil teve, em fevereiro, variação positiva de 306.111 empregos formais com carteira assinada. O setor de serviços lidera com 193.127 novos postos de trabalho. Logo em seguida, a indústria, com 54.448. A construção vem depois, com 35.053 postos, seguida pelo comércio, com 19.724 postos e pela agropecuária, com 3.759 vagas. No Rio Grande do Sul, foram 25.452 novas vagas de emprego. Foram 155.306 novas admissões com carteira assinada, contra 129.854 desligamentos. De maneira geral, os saldos foram maiores do que no mês anterior, janeiro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Quase metade dos municípios da região encerraram 2023 com insuficiência financeira Anterior

Quase metade dos municípios da região encerraram 2023 com insuficiência financeira

Municípios da Zona Sul declaram situação de emergência por conta do temporal Próximo

Municípios da Zona Sul declaram situação de emergência por conta do temporal

Deixe seu comentário