Intercâmbio

Malgi organiza encontro internacional de futsal em Pelotas

Jogos das categorias sub-15 e sub-20, além de partida entre as equipes adultas, acontecem sábado e domingo em visita do Nacional San Ramon, do Uruguai

Foto: Volmer Perez - DP - Time pelotense está disputando a Copa do Brasil

A Associação Malgi de Esportes organiza um encontro internacional de futsal neste fim de semana, trazendo a Pelotas jogos das categorias sub-15, sub-20 e adulto contra o Nacional San Ramon, do Uruguai. Os confrontos acontecerão sábado e domingo no ginásio do Profut (rua Garibaldi, 150), com ingressos já disponíveis. 

Maurício Giusti, coordenador e técnico da equipe adulta da Malgi, conta que a ideia do encontro vem sendo discutida há algum tempo. Desde 2020, equipes uruguaias demonstraram interesse em atletas da Malgi, especialmente quando o time pelotense sinalizou uma pausa nas atividades durante o auge da pandemia. 

“Embora tenha sido difícil organizar viagens ao Uruguai devido à rotina após a pandemia, surgiu a possibilidade de intercâmbio entre atletas, embora tenhamos enfrentado limitações por conta do número de jogadoras estrangeiras”, explica Giusti. 

Com o retorno gradual à normalidade, surgiu a proposta de a Malgi representar uma equipe no Campeonato Uruguaio. “Embora tenha sido uma possibilidade considerada, acabamos não seguindo adiante devido aos custos elevados envolvidos, comparáveis às despesas de viagem semanal dentro do Estado”, acrescenta. 

Culturas diferentes 

Os contatos continuaram e, neste ano, o Nacional San Ramon aceitou viajar a Pelotas. “Os jogos serão bem interessantes porque envolvem culturas diferentes, apesar de bastante parecidas, mas também irá proporcionar para as atletas e às mais jovens, da base, uma linguagem diferente, cultura nova, e acho que isso vai ser uma experiência impagável”, completa o coordenador. 

O encontro terá início com jogos das categorias sub-15 e sub-20, enquanto a Malgi continua buscando estabelecer um calendário próprio para ambas as equipes. Giusti enfatiza que o foco principal é proporcionar experiências valiosas para as jogadoras, mesmo com recursos limitados. 

O evento será encerrado com um confronto da equipe adulta, que encara a partida como preparação para o jogo de volta da primeira fase da Copa do Brasil, agendado para o dia 11 de maio, em Marechal Cândido Rondon (PR), contra o Copagril. Na ida, domingo passado, houve empate por 3 a 3 no ginásio do Sesi, em Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas divulga valores de ingressos para primeiro jogo com público em casa Anterior

Pelotas divulga valores de ingressos para primeiro jogo com público em casa

Reforços do Brasil saem no BID, mas Holstein ficará fora da estreia Próximo

Reforços do Brasil saem no BID, mas Holstein ficará fora da estreia

Deixe seu comentário