Temporal

Municípios da Zona Sul declaram situação de emergência por conta do temporal

Pelo menos quatro municípios protocolaram situação de emergência na última semana

Foto: Jô Folha - DP - Queda de postes e árvores, falta de energia elétrica e prejuízos à agricultura são alguns dos impactos do temporal

Em decorrência do temporal que atingiu toda a região na madrugada do dia 21 de março, pelo menos quatro municípios da Zona Sul declararam situação de emergência. Danos estruturais, prejuízos à agricultura e queda de árvores são alguns dos problemas causados pelo evento climático que levaram o poder público a buscar auxílio através dos decretos.

O Município de Cerrito foi o primeiro a declarar a situação de emergência, ainda no dia 22 de março. Em seguida, Rio GrandeCanguçu, na última terça e quarta-feira (25 e 26), adotaram a mesma medida. O poder público canguçuense divulgou que a decisão foi tomada em virtude "dos sérios danos causados à comunidade, incluindo perdas significativas na agricultura, danos a residências, escolas e infraestrutura pública essencial". Segundo a Prefeitura, o prejuízo estimado nas culturas de milho, soja, tabaco, leite e morango supera os R$2,6 milhões.

Na manhã de quinta (28), foi a vez do Município de São Lourenço do Sul. A prefeitura citou danos como queda de árvores, destelhamento de casas e rompimento de cabos de energia para justificar o decreto. "Este ato visa agilizar e coordenar os esforços de resposta e recuperação, garantindo apoio imediato a todos afetados", disse a prefeitura.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas criou 199 empregos em fevereiro, aponta Caged Anterior

Pelotas criou 199 empregos em fevereiro, aponta Caged

Criação de Agência de Desenvolvimento Regional é pauta no encontro de prefeitos da Azonasul Próximo

Criação de Agência de Desenvolvimento Regional é pauta no encontro de prefeitos da Azonasul

Deixe seu comentário