Projeto

Expedição em prol da sustentabilidade passa pela Zona Sul

Jornada ESG pretende atravessar todo o continente americano na procura por projetos sustentáveis

Foto: Volmer Perez - Híbrido. Veículo irá percorrer 50 mil quilômetros, entre os extremos do continente americano, para promover o ESG

Incentivado pela singularidade e importância das iniciativas que envolvem o meio ambiente, o publicitário, diretor de cena e produtor executivo, Marcel Guariglia, desenvolveu o projeto Jornada ESG. Essa expedição pretende percorrer, com um veículo híbrido, 50 mil quilômetros por toda América, desde o extremo sul, em Ushuaia, na Argentina, até o extremo norte, chegando no Alasca, nos Estados Unidos. O objetivo da equipe é descobrir no caminho projetos sustentáveis e inovadores que incentivem as empresas a cumprirem os 17 os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). Como parte desse desafio, o empreendedor tem a intenção de cruzar por todos os biomas do Brasil e o primeiro a ser visitado foi o pampa gaúcho.

A Jornada ESG surgiu com o propósito de desmistificar o termo ESG (Environmental, Social and Governance ou Ambiental, Social e Governança) e também apresentar a materialidade em campo. “Nós temos a proposta de buscar um equilíbrio de soluções ambientais, sociais e de governança baseado nos 17 objetivos da ONU. Temos mais de cem projetos mapeados ao longo dos 18 países”, explica o líder da jornada, Marcel Guariglia. A expedição saiu do Ushuaia no dia 18 de março e entrou no Rio Grande do Sul quase um mês depois, trazendo na bagagem uma série de iniciativas que abordam as mudanças climáticas e também a conservação de biomas terrestres.

Chegada ao RS
O grupo atravessou a fronteira entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul ontem, realizando a primeira parada no interior de Canguçu, onde foi conhecido o projeto Alianza del Pastizal, iniciativa dedicada à conservação do bioma pampa. “Eles têm parceria com grandes instituições internacionais relacionadas à preservação de espécies e conservação de biomas terrestres, entendendo que o pampa era um bioma muito importante para a preservação de aves e espécies terrestres. Eles desenvolvem um trabalho com vários tipos de negócios do agro relacionado a cadeias produtivas mais sustentáveis, mitigação de gases do efeito estufa e desenvolvimento social também nessas regiões”, detalha o Guariglia. A partir de agora, a expedição irá percorrer por mais 19 estados brasileiros antes de seguir viagem internacional. A proposta é abordar projetos e ideias relacionadas a todos os biomas brasileiros.

Construção do olhar sustentável
“O que nos motiva é realizar uma viagem com o propósito de mostrar que existem soluções para praticamente todos os tipos de desafios que nós temos”, define o empreendedor. O projeto tem a ideia de difundir não só os aspectos da inovação, com iniciativas e organizações engajadas, como também instituir a conscientização, com caráter de gerar conhecimento e fortalecer a educação. “O projeto tem o aspecto de trazer a educação para o público infantil, que é um projeto paralelo que nós criamos, o ESG Kids. Nós já temos alguns conteúdos infantis voltados à educação ambiental, para começar a entender o que é governança, gestão. O papel do projeto, como um todo, é de conscientizar, educar e trabalhar a aceleração dessa agenda tanto em sociedade como em empresas e governos”, destaca.

Solidariedade e meio ambiente
Pelotas também foi o ponto de partida de mais uma das iniciativas mapeadas pela Jornada ESG, chamada Entre-Rodas. A ideia é converter os lacres de latas de alumínio em recursos para comprar cadeiras de rodas, doando as cadeiras, posteriormente, em diferentes regiões do País. O desafio lançado ao grupo da expedição é doar dez cadeiras de rodas durante a viagem pelo Brasil. A família pelotense que recebeu a primeira doação mora no bairro Pestano, no Conjunto Fernando Osório, e foi selecionada de maneira prévia pelo Entre-Rodas, após estudo de vulnerabilidade social nas comunidades em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
Como acompanhar
Para acompanhar a Jornada ESG, basta acessar o site www.jornadaesg.com. Os conteúdos são entregues em três formatos: diário de bordo atualizado semanalmente compartilhando desafios da rota e projetos, conteúdos técnicos das organizações de impacto ou iniciativas sustentáveis, e uma série de oito episódios nos quais serão abordados temas relevantes com especialistas convidados, incluindo personalidades como Ana Carla Reis, Edu Lyra, Amyr Klink, Carlos Nobre, Luciane Vieira, Sonia Consiglio, entre outros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aberta as inscrições para ambulantes para a 41ª Feira do Livro de SLS Anterior

Aberta as inscrições para ambulantes para a 41ª Feira do Livro de SLS

E+ Comunidade da CEEE Equatorial chega a Piratini Próximo

E+ Comunidade da CEEE Equatorial chega a Piratini

Deixe seu comentário