Perigo

Pelotas contabiliza cinco mortes no trânsito em três meses

Só em março, foram três acidentes fatais, dois deles na avenida Adolfo Fetter

Foto: Divulgação - Seplag - Melhor condições da via, a sinalização e redutor de velocidade pode reduzir acidentes em locais mais recorrentes

Em apenas 13 dias, o mês de março contabilizou a triste marca de três mortes em acidentes de trânsito, sendo duas delas na avenida Adolfo Fetter, via que leva aos balneários do Laranjal e Colônia Z-3. Ambos foram na madrugada, horário em que o fluxo de veículos é menor. Se estavam em alta velocidade, se utilizam alguma ferramenta que os tirassem a atenção ou se algum obstáculo os fizesse perder o controle, somente a investigação policial - que está a cargo das 1ª e 2ª Delegacias de Polícia - e a perícia poderão apontar. Mas o fato alerta para que motoristas redobrem os cuidados ao trafegarem pela avenida. Ao todo, são cinco mortes desde o início do ano. Em 2023, foram 20 acidentes fatais.

De acordo com o DetranRS, em janeiro Pelotas registrou dois acidentes com mortes. Os dados de fevereiro ainda estão sendo contabilizados, pois conforme a assessoria de imprensa do órgão, a contagem se inicia após o fechamento de 30 dias. O 4º Batalhão de Polícia Militar (4º BPM) adiantou que não houve registro da Brigada Militar no mês passado. Só no terceiro mês do ano já são três vidas perdidas. Na manhã do dia 11, um entregador de lanches morreu após sua motocicleta colidir em um veículo na avenida República do Líbano. Na madrugada do dia 13, por volta das 5h, outro motociclista teria perdido o controle na rótula de acesso à ponte do arroio Pelotas, e foi encontrado morto em um dos canteiros. No último domingo, um jovem colidiu seu carro em uma árvore em frente ao Caça e Pesca.

A professora dos cursos de Transporte Terrestre e de Hotelaria da UFPel, Raquel Holz, diz que para analisar o cenário é preciso saber de variantes como a condição das vias, sinalização, se os condutores excedem na velocidade, qual o horário dos acidentes, se estavam usando alguma ferramenta que pudesse tirar a atenção. “A velocidade fora da permitida é uma das principais causas de ocorrência em acidentes de trânsito”, destacou.

Para a especialista, embora seja difícil afirmar que todos os acidentes sejam completamente evitáveis, existem medidas que os órgãos públicos podem tomar para reduzir significativamente a sua ocorrência e gravidade. Uma delas é a modificações na infraestrutura das vias. “As mudanças podem contribuir para a segurança. Isso pode incluir melhorias na sinalização, aumento da visibilidade, instalação de redutores de velocidade e projetos de engenharia que desencorajam a alta velocidade”, pontuou.

Na avaliação da professora, uma medida que pode ser feita é estudar os padrões de acidentes ocorridos nas vias onde são mais recorrentes. “Isto pode ajudar as autoridades a identificar áreas de alto risco e implementar medidas específicas de segurança nos pontos críticos.” Ainda que a cidade esteja sendo iluminada com padrão led, Raquel diz que é importante observar se a luz é adequada em todos os pontos críticos da via, uma vez que será útil para melhorar a visibilidade dos motoristas, especialmente à noite.

Providências

Conforme o titular da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (STT), Flávio Al Alam, a pasta segue com sua programação de ações, como educação no trânsito, sinalização e fiscalização. O objetivo sempre foi e será obter resultados positivos, como a redução expressiva no número de acidentes entre 2022 e 2023 (reduziu de 32 para 20, o que corresponde à queda de 37%). Ainda segundo Al Alam, com relação a 2024, as estatísticas de acidentes com mortes são levantadas e atendidas pela BM e pelo Detran.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Operação Verão Total encerra com queda em indicadores criminais Anterior

Operação Verão Total encerra com queda em indicadores criminais

Homem é preso com maconha escondida no tanque de combustível Próximo

Homem é preso com maconha escondida no tanque de combustível

Deixe seu comentário