Números

Operação Verão Total encerra com queda em indicadores criminais

Em Pelotas, comerciantes do Laranjal temem insegurança pelo fim da operação, que teve bons resultados

Foto: Gustavo Mansur - Secom RS - Durante os três meses do veraneio, roubos a estabelecimentos comerciais apresentaram redução de 65%

Com o fim da temporada 2023-2024 da Operação Verão Total (OVT), moradores e comerciantes do Laranjal temem pelo retorno da sensação de insegurança. Isso porque em todo Estado houve uma expressiva queda nos indicadores criminais nas praias gaúchas. Além do reforço policial, o governo do Estado apostou na presença de 40 órgãos no litoral do Rio Grande do Sul, incluindo águas internas e balneários. Durante os três meses do veraneio, pelo balanço final da Secretaria da Segurança Pública (SSP), os roubos a estabelecimentos comerciais apresentou redução de 65%, e o de roubo a pedestres registrou queda de 42% _ mesmo número da diminuição de roubos de veículos.

A moradora e comerciante Débora Schiavon diz que nunca teve problema com segurança, pois seu comércio é na avenida da praia e esporadicamente passam viaturas. Trabalhei todo Réveillon e tinha bastante policiamento. Senti bastante segurança", avaliou. No entanto, fora da temporada, como ela mesma faz a entrega de lanches consideram mais "sinistro" por reduzir muito o fluxo de pessoas." Mesmo assim, sua principal queixa é com a falta de atrativos na praia e os comerciantes sobreviveram ao inverno.

Nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) foi observada queda de 32%. O crime de estelionato apresentou uma redução de 26%, e os indicadores de roubos a residência diminuíram 24%. Foram realizadas ainda operações relacionadas a furto de fios e cabos, bem como de desmanche. Além disso, de acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS), não houve nenhuma morte em áreas com a presença de guarda-vidas durante a OVT.

Coordenador executivo da operação, o vice-governador Gabriel Souza destaca que essa é a maior iniciativa do governo estadual, realizada de maneira transversal. "Reunimos diferentes secretarias e setores da gestão para que cada um levasse seus principais serviços para as praias de norte a sul. O objetivo foi otimizar nossas entregas e dar respostas mais eficientes para as principais demandas da população nessas regiões", explica. As ações foram divididas em cinco eixos temáticos: Segurança Pública, Bem-Estar Social, Desenvolvimento Econômico, Mobilidade e Comunicação, confira:

Segurança Pública

  • IGP: os serviços de identificação civil foram ampliados nos quatro postos do Instituto Geral de Perícias (IGP), resultando em uma expansão de +175%.
  • Brigada Militar: atendimento a 23.657 ocorrências, com realização de 5.919 barreiras policiais e abordagem a 145.844 pessoas. Além disso, as ações da Escolinha de Trânsito proporcionaram maior aproximação com a comunidade, atendendo um público total de 15.920 pessoas.
  • Polícia Civil: atendimento a 31.537 ocorrências; ampliação do amparo a vítimas de violência doméstica por meio de 2.065 medidas protetivas; realização de 286 mandados de prisão e de 664 mandados de busca e apreensão; além de diversas ações que compreenderam oficinas de desenho, oficinas de trânsito, o Papo de Responsa e ações sociais, entre outras atividades que alcançaram um público total de 5.418 pessoas.
  • Corpo de Bombeiros: realizados 879 salvamentos (aumento de 18,3% em relação à edição anterior), além de 382.336 ações de prevenção, destacando a atuação preventiva e socorrista efetiva da instituição. O Projeto Guarda-Vidas Mirim atingiu um público de 1.641 crianças.
  • Detran: a Balada Segura quase dobrou o número de abordagens no litoral. Foram 16.429 motoristas fiscalizados de 16 de dezembro do ano passado a 10 de março de 2024, contra 8.800 abordagens na operação de 2022/2023. Mesmo com o aumento substancial das abordagens, as infrações por recusa caíram 3%, os testes positivos reduziram em 70% e os registros de crime de trânsito de embriaguez diminuíram 36%. Foram realizadas 82 blitze de fiscalização, com aproximadamente 4 mil veículos autuados e 323 recolhidos, com efetivação de 15.554 testes do etilômetro.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Depois de 29 dias, Rio Grande volta a registrar um homicídio Anterior

Depois de 29 dias, Rio Grande volta a registrar um homicídio

Pelotas contabiliza cinco mortes no trânsito em três meses Próximo

Pelotas contabiliza cinco mortes no trânsito em três meses

Deixe seu comentário