Saúde

Mais de três mil pessoas se vacinam contra gripe e HPV em Pelotas

Mesmo com chuva, Dia D de vacinação superou os números do ano passado

Gustavo Vara - Ascom - DP - Dia D deste ano superou os números de 2023

O Dia D de vacinação contra a Influenza foi um sucesso em Pelotas. Mesmo com a chuva que caiu sobre a cidade durante todo o sábado (13), os pelotenses saíram de casa para se vacinar no Expresso Quindim da Secretaria de Saúde (SMS), na Casa da Vacina, no Ambulatório da UCPel e na maioria das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Município. E de acordo com informações da Prefeitura, a campanha alcançou a marca de mais de 3,5 mil doses aplicadas entre as vacinas da Influenza e HPV.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Aline Machado, a procura foi superior ao Dia D de 2023, que no ano passado imunizou duas mil pessoas. "Mesmo com a chuva, tivemos uma procura considerável, ultrapassando o Dia D do ano passado. Importante destacar o Expresso Quindim, que apesar de só ter atendido à tarde, nos proporcionou números expressivos", afirmou ela. O veículo foi ponto de vacinação em frente ao Altar da Pátria, na avenida Bento Gonçalves, das 13h às 16h30min, e aplicou mais de 130 doses, distribuídas entre as duas vacinas.

Na UBS Lindóia, Zona Norte de Pelotas, uma das maiores da rede, o movimento foi grande. Tiago Buchweitz Heling, de 37 anos, foi um dos que se dirigiu ao local em busca da vacina contra a Influenza. Caminhoneiro, ele diz que viaja por todo o Brasil e conhece casos de colegas de trabalho “que se complicaram” com a gripe. Não deseja passar pela mesma situação. "Eu tenho essa preocupação em me imunizar, ainda mais indo de estado em estado, então tenho que fazer minha parte e não espalhar o vírus também", afirmou.

Integrante do grupo prioritário de vacinação, Velci Silva Xavier, 72, sempre marca presença nessas ações. Por isso, mantém seu calendário vacinal atualizado. "Nunca mais tive gripe”, orgulha-se. E recomenda: “A vacinação é importante, pois sei que já estou em uma idade mais avançada, então me cuido para não ter complicações, como necessidade de internação ou pneumonia", disse.

Na Casa da Vacina, na área central, Josiane Conrado Pinho levou sua filha Karina, de um ano e sete meses, para ser imunizada. "Para nós, lá em casa, a vacinação é importante para evitar futuras complicações. A Karina ainda é pequena e tem a imunidade baixa, então temos que sempre ficar atentos para cuidar da nossa família", comentou.

A campanha de vacinação vai até o dia 31 de maio. Até lá o Ambulatório da UCPel (avenida Fernando Osório, 1.586, Zona Norte da cidade) vai funcionar em horário estendido, até as 20h, para atender a demanda. Com proteção contra as cepas da Influenza H1N1, Influenza H3N2 e Influenza B Victoria, a vacina é um meio de prevenção que visa imunizar a população durante o período de maior circulação dos vírus, reduzindo o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até complicações cardíacas, principalmente no público prioritário, como idosos, crianças e portadores de doenças crônicas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Em meio à greve, primeiro semestre letivo de 2024 começa nesta segunda-feira Anterior

Em meio à greve, primeiro semestre letivo de 2024 começa nesta segunda-feira

Nova sede da Apadpel é inaugurada Próximo

Nova sede da Apadpel é inaugurada

Deixe seu comentário