Impasse

Inscrições de chapas para eleição da reitoria da UFPel acaba em confusão

Com protesto, candidatos foram impedidos de realizar o registro eleitoral; alunos apontam falta de participação estudantil no processo

Foto: Jô Fokha - Cerca de 30 alunos da UFPel impediram a realização do registro das chapas como determinava o regimento

Às 6h da manhã desta segunda-feira (29) estudantes se posicionaram em frente ao portão de entrada da Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pelotas (Adufpel) bloqueando a passagem para a inscrição das chapas de candidatos à eleição da reitoria da instituição. A mobilização foi realizada em protesto à alegada falta de participação do movimento estudantil na elaboração do edital do pleito. Durante toda a manhã, estudantes e as duas chapas eleitorais estiveram mobilizadas na rua 15 de Novembro protagonizando discussões e troca de acusações.

O período de inscrição das candidaturas estava marcado para iniciar às 9h e terminar às 18h de segunda-feira. Porém, com cartazes escrito "sem estudante não tem eleição", cerca de 30 alunos da UFPel impediram a realização do registro das chapas como determinava o regimento. A reivindicação era pela formulação de um novo edital pois, conforme os discentes, a entidade estudantil não teria participado da construção do documento que norteia as atividades eleitorais, aprovado em assembleia realizada pela Adufpel na última quinta-feira.

"A gente, em assembleia realizada no último sábado, rejeitou o edital lançado pelos sindicatos, a nossa reivindicação é que esse edital só saia quando tiver a participação dos estudantes", afirma o representante do Conselho de Entidade de Base (CEB), Welligton Cidade. O discente afirma ainda que a Adufpel e Asufpel chegaram a ser notificadas que o movimento estudantil estava em organização para a discussão do regimento eleitoral. "Eles atropelaram o processo com uma pressa inexplicável para fazer valer a vontade deles".

As chapas
Enquanto aguardavam em frente a Adufpel, as discussões foram acaloradas, a chapa da oposição, UFPel Frente Ampla exigia a liberação para as inscrições e seguimento do edital. "Nós viemos aqui para nos inscrever. Estamos muito preocupados porque estamos com a nossa chapa aqui para concorrer, temos um programa na rua para priorizar principalmente a assistência estudantil", diz a candidata a reitora pela Frente Ampla, Julieta Fripp. Ela alega ainda que a atual gestão deseja prorrogar a eleição com o suposto propósito de encaminhar a votação para o Conselho Universitário (Consun), em que somente sete representantes discentes votariam.

Em favor da mobilização estudantil, a chapa UFPel Multi pedia que a reivindicação para a construção de um novo edital fosse acatada. "Acho que a gente precisa ouvir os estudantes. A gente entende que nunca houve na UFPel nenhum processo eleitoral sem a participação dos estudantes o tempo inteiro", afirma a candidata Ursula Silva. Para ela, assim como para os discentes, o processo eleitoral está sendo apressado. "Principalmente porque a gente está em um momento de greve, não teria como fazer uma campanha com a participação de todas as pessoas".

Após a confusão intensa entre os candidatos e os estudantes, no início da tarde, a Comissão de Organização Eleitoral (COE) deliberou por alterar as inscrições presenciais para serem realizadas por e-mail, no prazo estendido até às 17h desta terça-feira.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

1º Congresso de Práticas Integrativas e Complementares da UFPel acontece em maio Anterior

1º Congresso de Práticas Integrativas e Complementares da UFPel acontece em maio

Conserto de vazamento na avenida Fernando Osório deixa vários locais sem água Próximo

Conserto de vazamento na avenida Fernando Osório deixa vários locais sem água

Deixe seu comentário