Inovação

Comarca de Pelotas tem novos facilitadores da Justiça Restaurativa

A formatura da 16ª turma ocorreu esta semana, na Faculdade Senac

Divulgação - Atualmente, os profissionais da Justiça Restaurativa de Pelotas atuam em 70 escolas da cidade, transformando a realidade de diversas instituições educacionais

A 16ª Formação de Facilitadores em Justiça Restaurativa de Pelotas, realizada na Faculdade do Senac, marca um novo grupo de profissionais. O curso foi orientado pela educadora Jussara Cruz, coordenadora da Justiça Restaurativa da Prefeitura de Pelotas.

O juiz de Direito e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), Marcelo Malizia Cabral, ressaltou a importância da atuação no processo de solução de conflitos e parabenizou os novos facilitadores. "Os conflitos podem e devem ser tratados de uma maneira civilizada, construtiva, educativa e a Justiça Restaurativa se propõe a isso, a ser espaço de educação e construção para a paz", afirmou o Juiz.

Atualmente, os profissionais da Justiça Restaurativa de Pelotas atuam em 70 escolas da cidade, transformando a realidade de diversas instituições educacionais.

Segundo Malizia, o uso da Justiça Restaurativa pelo Poder Judiciário decorre da percepção da insuficiência da sentença do juiz para tratar certos conflitos. "Para que seja possível restabelecer vínculos e relações, é necessário que as pessoas sejam protagonistas e tenham a palavra para pedir perdão e perceber o mal de suas ações", ressaltou o magistrado. Ele parabenizou e incentivou os novos facilitadores sobre a importância de começar esse processo de círculos de paz para que não se chegue ao caso de punições no futuro. "Os conflitos podem e devem ser tratados de uma maneira civilizada, construtiva, educativa e a Justiça Restaurativa se propõe a isso, a ser espaço de educação e construção para a paz", destacou o magistrado.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Instituto-Geral de Perícias adota medidas para agilizar emissão das novas carteiras de identidade Anterior

Instituto-Geral de Perícias adota medidas para agilizar emissão das novas carteiras de identidade

UFPel lança edital de bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio Próximo

UFPel lança edital de bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio

Deixe seu comentário