Entrevista

“Meu principal desafio é manter os indicadores estáveis”, diz Cíntia Aires

Nova secretária fala dos objetivos à frente da Segurança Pública

Foto: Jô Folha - DP - Depois de ter sido a primeira mulher a comandar a Guarda Municipal em Pelotas, Cíntia também foi pioneira na SSP

Ser a primeira mulher a comandar a Guarda Municipal já foi uma decisão difícil. Mas a GM Cintia Aires, mãe, esposa e especializada em Geografia não pensou só em sua realização profissional, e sim no que ela poderia representar para as outras mulheres que batalham dia a dia para conquistar espaços na sociedade. Seu desempenho diante da corporação garantiu-lhe confiança e determinação para assumir a Secretaria Municipal de Segurança Pública (SMSP), sendo também a primeira mulher a comandar esta pasta. Cíntia é da turma de 2012 da GM e por afinidade, aptidão e conhecimento, foi responsável pela criação do Observatório de Segurança Pública, o que lhe garantiu experiência suficiente para comandar uma das pastas fundamentais para a segurança pública de Pelotas e pelo desempenho do Pacto Pelotas pela Paz. Na primeira conversa com a prefeita Paula Mascarenhas, as ex-comandante tratou sobre a nova sede da Guarda e alguns projetos de lei que envolvem a corporação. Em entrevista ao Diário Popular, Cíntia contou sobre sua nova função.

Como é assumir a pasta da Secretaria de Segurança de Pelotas?
É um desafio de muita responsabilidade. É uma pasta muito importante para o município.

Qual o principal desafio da secretaria e qual o teu desafio pessoal?
O principal desafio é manter os indicadores criminais estáveis ou em queda, visto que, já conseguimos reduções muito importantes. O meu desafio pessoal é representar bem todos que confiam no meu trabalho.

Quais os objetivos da SSP?
O objetivo da Secretaria Municipal de Segurança Pública é manter a integração que gera resultados positivos em todos os sentidos e fortalecer a Guarda Municipal de Pelotas.


O Rolê Daora tem se consolidado?
O Rolê tem sido muito importante como ferramenta de conscientização e acesso aos jovens, porém ainda precisamos dele.

O Observatório de Segurança continua sendo a principal ferramenta para diagnosticar onde estão os problemas de violência na cidade? As câmeras de videomonitoramento ajudam na prevenção dos crimes? Como elas estão operando?
O Observatório é uma ferramenta estratégica muito importante para um trabalho efetivo. A partir destes diagnósticos é possível direcionar ações de forma mais rápida a pontos e situações identificadas como prioritários. As câmeras auxiliam na prevenção de crimes e violências, assim como para identificar suspeitos. Estão operando praticamente na sua totalidade. No momento, somente um ponto aguarda manutenção, já agendada. Lembrando que todas as câmeras do município estão com as imagens espelhadas para Polícia Civil, Brigada Militar e Secretaria de Trânsito. Deste modo, o monitoramento se torna mais abrangente e efetivo.

 
Pelotas está com 16 homicídios, cinco a mais que o mesmo período do ano passado. Sabemos que não é uma atribuição da SSP, mas dentro do Pacto pela Paz, o que está sendo feito para reduzir esse indicador?
Acompanhamos e analisamos os dados dos crimes violentos tanto na reunião das operações integradas quanto na reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal. As ações são pensadas e planejadas de forma coletiva, de acordo com a atribuição de cada instituição, seja no policiamento preventivo, ostensivo, de investigação, até chegar na Vara de Execução Criminal, contando sempre com os departamentos de inteligência de todas as instituições que, juntas à Polícia Civil, buscam elucidar o mais rápido possível os suspeitos de autoria. Assim como grupos de trabalho como o GT Mulher, com o qual estamos trabalhando no diagnóstico para buscar entender quais ações serão mais efetivas para coibir violências contra mulher e feminicídios. ​​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem é morto na Cascatinha Anterior

Homem é morto na Cascatinha

Preso na capital homem apontado como responsável pela onda de crime em Rio Grande Próximo

Preso na capital homem apontado como responsável pela onda de crime em Rio Grande

Deixe seu comentário