Artes marciais

Karatê: Shido-Kan conquista 12 medalhas em competição estadual

Dos dez atletas representando a equipe pelotense, oito chegaram às finais da Copa Hachiman, em Gravataí

Foto: Divulgação - Shido-Kan - Representaram Pelotas os atletas Otávio de Oliveira, Fernando Marques, Julien Barbosa, Tarso de Souza, Hendrix Pestano, Clara Barbosa, Daiany da Rocha, Tomás Barbosa, Vitório Casalinho e Lívia Bastos

Única representante pelotense na 22ª edição da Copa Hachiman de Karatê, a Associação Shido-Kan conquistou quatro ouros, quatro pratas e quatro bronzes. A competição reuniu 27 equipes do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, totalizando 220 atletas, e aconteceu neste sábado (27) em Gravataí sob organização da Associação Hachiman. 

Representaram Pelotas os atletas Otávio de Oliveira, Fernando Marques, Julien Barbosa, Tarso de Souza, Hendrix Pestano, Clara Barbosa, Daiany da Rocha, Tomás Barbosa, Vitório Casalinho e Lívia Bastos. Deles, oito chegaram às finais de suas categorias. De acordo com o professor Fernando Marques, a participação foi exitosa. 

“É uma competição sempre de alto nível técnico. Temos atletas em transição de categoria por conta da idade ou da graduação e sabíamos da dificuldade. Mesmo assim tivemos um bom desempenho, gerando mais uma vez excelentes resultados para nossa cidade”, exaltou o atleta. 

Competição 

No feminino, Clara Barbosa, 15 anos, estreou com medalhas na categoria júnior e adulto (kata). Lívia Bastos, mais nova da equipe, mesmo com a falta de experiência em sua primeira competição fora de Pelotas, ficou em quinto lugar. Daiany da Rocha, dias após completar 18 anos, estreou no kumitê (luta) da categoria adulto (Open - sem peso) e foi campeã. 

No masculino, Vitório participou do sub-12 sendo o grande campeão da categoria kumitê acima dos 40 quilos e também conquistando o bronze no kata. Tarso de Souza e Tomás Barbosa competiram na categoria cadete, com ouro e prata, respectivamente. No adulto, Hendrix Pestano enfrentou uma forte categoria acima dos 78 quilos e não alcançou o pódio. 

Já Fernando Marques confirmou o favoritismo e venceu com ampla vantagem, com destaque para pontuação de 8 a 0 na semifinal e 11 a 1 na final. Otávio de Oliveira e Julien Barbosa foram os representantes no master, garantindo mais duas pratas e um bronze para a equipe. 

Apoio 

Os atletas que participaram da Copa Hachiman fazem parte do projeto Semente Olímpica - Karatê de Pelotas para o mundo, do professor Fernando Marques. O programa é contemplado pelo ProEsporte Pelotas, programa de apoio ao esporte local idealizado pela Prefeitura

De acordo com Marques, o apoio é fundamental. “Sabemos da realidade e da dificuldade de ser atleta em nosso país. O calendário de competições é grande e temos que valorizar quando o apoio existe. Em seguida temos mais competições de nível estadual e nacional e sem o apoio que temos não seria possível.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inter empata por 1 a 1 com o Atlético (GO) Anterior

Inter empata por 1 a 1 com o Atlético (GO)

Brasil acerta com lateral-direito Samoel Pizzi Próximo

Brasil acerta com lateral-direito Samoel Pizzi

Deixe seu comentário