Pesquisa

UFPel lança edital de bolsas de iniciação científica para alunos do Ensino Médio

PBIP-EM busca fortalecer os laços entre escolas e a universidade e promover o interesse pela pesquisa desde cedo

Foto: Carlos Queiroz - arquivo DP - Na fase piloto, alunos do Pelotense e IFSul podem participar

Nesta semana, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou o edital do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Pesquisa para o Ensino Médio (PBIP-EM). Inovador no Município, o projeto quer fortalecer o vínculo entre as escolas e a universidade e vai contemplar estudantes do Ensino Médio, que terão a oportunidade de se envolver com a pesquisa desde cedo.

Em sua primeira edição, o programa vai disponibilizar dez bolsas para estudantes de escolas participantes da rede pública. “A ideia é que os bolsistas desenvolvam projetos de pesquisa junto aos pesquisadores da universidade na estrutura da universidade, ao longo do ano”, explica o coordenador de Pesquisa da UFPel, Marcos Correa. O projeto tem como objetivo atrair os alunos para o mundo da pesquisa antes da entrada na universidade, proporcionando uma vivência na área e promovendo futuras carreiras científicas. De acordo com Correa, os projetos vão ser adequados com o nível de conhecimento do estudante. “A gente tem projetos separados por grandes áreas do conhecimento e os estudantes vão selecionar as áreas de interesse e passar por uma seleção por parte dos pesquisadores”.
Inovação

O programa piloto de bolsas de iniciação científica voltado para estudantes do Ensino Médio é uma iniciativa inovadora que também vai oportunizar novas formas de envolvimento dos estudantes com a universidade ainda em sua fase de formação básica. A vice-reitora da UFPel, Ursula Rosa, destaca a importância. “Estimular que estudantes conheçam a universidade e se sintam entusiasmados para uma formação superior, o quanto essa formação é transformadora para suas vidas”.

Conforme ela salienta, a UFPel tem atuado em várias frentes junto às escolas, como com o Programa Pibid, de iniciação à docência, Programas PET e o Programa Andorinha, realizado em parceria com a Prefeitura. “Muitas ações de ensino, extensão e formação continuada são realizadas com estudantes, técnicos e professores. Agora queremos fomentar mais a pesquisa, um estímulo a aprofundar conhecimento nas áreas de interesse que os estudantes possam vir a ter”, frisa a vice-reitora.

Na prática
Inicialmente, por ser uma etapa piloto, somente alunos do Colégio Pelotense, única escola municipal que oferece Ensino Médio em Pelotas, e do Instituto Federal Sul Rio Grandense (IFSul), podem participar. A ideia é ampliar o programa no futuro para que as bolsas atinjam também a rede estadual.

A secretária de Educação e Desporto, Adriane Esperança, esclarece que a UFPel está no processo de seleção interna para os professores que irão integrar o projeto, porém, ainda não foi comunicado a respeito da seleção de alunos do Ensino Médio. “Nos colocamos à disposição, bem como a direção do Colégio Municipal Pelotense, pois há total interesse da escola em participar. Porém, enquanto a UFPel não terminar o edital e comunicar a Secretaria, não podemos fazer a inscrição dos alunos”. Adriane ainda reitera que existe total interesse pela iniciativa que é tão importante para os alunos da rede municipal de ensino.

Eduardo Soares, Assessor Pedagógico do Ensino Médio da 5ª Coordenadoria Regional de Educação (5ª CRE), reforça que a coordenadoria e a UFPel sempre trabalham juntas pela aproximação entre as instituições e expõe que a parceria vem se fortalecendo ainda mais nos últimos anos. Neste momento, segundo Soares, o projeto e o edital ainda estão sendo analisados. “Para que seja possível aproveitar ao máximo seu potencial, proporcionando melhores oportunidades para nossos estudantes”.

Inscrições
As inscrições ficam abertas até o dia 26 de abril e o edital pode ser conferido através do link: bit.ly/edital-ufpel-dp. A divulgação do resultado preliminar será a partir do dia 3 de maio e os resultados finais a partir de 8 de maio. As atividades dos bolsistas selecionados iniciam no dia 1° de junho e se estendem até o final do ano.



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Comarca de Pelotas tem novos facilitadores da Justiça Restaurativa Anterior

Comarca de Pelotas tem novos facilitadores da Justiça Restaurativa

Começa a venda de ingressos para o Carnaval de Pelotas 2024 Próximo

Começa a venda de ingressos para o Carnaval de Pelotas 2024

Deixe seu comentário