Discussão

CPI do PS quer ouvir secretária da Saúde

Investigação também vai pedir contratos e documentos do Pronto Socorro

Foto: Fernanda Tarnac - Câmara de Vereadores - Comissão propõe investigação sobre suspeitas de desvios no Pronto Socorro de Pelotas

A CPI que investiga as suspeitas de desvios no Pronto Socorro de Pelotas teve nesta terça-feira (26) sua primeira reunião de trabalho, quando foram definidos os primeiros passos da investigação. A pedido do relator Jurandir Silva (PSOL), as primeiras pessoas que serão convidadas a depor na CPI são a secretária de Saúde do Município, Roberta Paganini, e o diretor geral do Hospital Universitário São Francisco de Paula (HUSFP), Márcio Slaviero.

Jurandir também solicitou cópia de todos os contratos firmados pelo PS, prestações de contas e comprovantes e todos os documentos envolvendo a compra de insumos. O vereador também pediu as cópias de todas as portarias de nomeações e exonerações do período e o extrato de movimentação de contas do hospital.

Foi Slaviero quem identificou o pagamento de notas em duplicidade a uma empresa que presta serviços ao PS e apresentou a situação ao Executivo. Parte do Pronto Socorro, que inclui a contratação de funcionários, é gerida pelo HUSFP. Ele e a secretária Roberta serão ouvidos na condição de testemunhas. "São testemunhas fundamentais, é onde cronologicamente começa o conhecimento público deste episódio", apontou Jurandir.

Rafael Amaral (PP), presidente da CPI, defendeu que as oitivas sejam realizadas de comum acordo com as testemunhas e investigados através de convites e, quando o convite não for aceito, partir para a convocação que obriga a presença de quem a Câmara deseja ouvir. O depoimento da secretária Roberta deve acontecer na próxima quarta-feira, à noite. O depoimento de Slaviero ainda não tem uma data marcada.

O presidente da CPI afirmou também que irá buscar apoio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) para que se tenha uma auditoria externa acompanhando as investigações e as provas coletadas ao longo dos trabalhos da comissão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

CPI da CEEE Equatorial é instalada na Câmara de Pelotas Anterior

CPI da CEEE Equatorial é instalada na Câmara de Pelotas

Câmara de Capão do Leão aprova aumento para vereadores e prefeito Próximo

Câmara de Capão do Leão aprova aumento para vereadores e prefeito

Deixe seu comentário