Eleições

Adolescentes podem pedir título de eleitor até 8 de abril

Em Pelotas, jovens de 16 e 17 anos representam cerca de 2,4% e apenas 824 já têm o documento; atendimento presencial vai até 8 de maio

Foto: Tania Rego - Agência Brasil - Primeiro turno das eleições municipais acontece em 6 de outubro

As eleições municipais de outubro de 2024 serão as primeiras para milhares de adolescentes de 16 e 17 anos. Em Pelotas, embora esses jovens representem cerca de 2,4%, apenas 824 já têm o título de eleitor, representando apenas 0,33% dos mais de 247 mil eleitores do Município, segundo os dados da Justiça Eleitoral até fevereiro. O prazo para pedir o título de eleitor pela internet se encerra em 8 de abril. Até lá, os eleitores podem regularizar sua situação eleitoral ou se alistar pelo sistema online do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Presencialmente, nos cartórios, os eleitores podem procurar atendimento para emissão do título até o dia 8 de maio.

Prestes a completar 17 anos, Isadora Ulguim planeja tirar o título para poder votar ainda esse ano. Para ela, estudante do 3º ano do ensino médio, o interesse no processo político é natural: Isadora é atuante no movimento estudantil e preside o Grêmio Estudantil do Colégio Pelotense, além de ser vice-presidente da União Pelotense dos Estudantes Secundaristas (UPES).

Mesmo o voto sendo facultativo para pessoas com menos de 18 anos, Isadora considera fundamental estar por dentro do processo democrático. "Votar e participar da política é uma das formas de exercer e reivindicar nossos direitos e deveres, além de expressar as nossas opiniões e ajudar a moldar o nosso futuro", diz. Para ela, votar é uma forma de fortalecer a cultura democrática e de ter voz na sociedade. "Isso também aumenta o sentimento de pertencimento à essa a sociedade, participando das decisões daquilo que afeta não só a nós, mas a todos que estão à nossa volta", explica.

Os desejos e expectativas da jovem não fogem das demandas do resto da população. Como prioridades esperadas de um gestor ela lista infraestrutura, saúde, educação, segurança, desenvolvimento, sustentabilidade, investimento em inovação, tecnologia e cultura. "Infelizmente, percebemos cada vez mais reclamações em todos os sentidos, como falta de professores, escolas fechadas, falta de acessibilidade e inclusão, desigualdades, desenvolvimento sem cuidado com a sustentabilidade, má distribuição dos recursos públicos, privatização de órgãos públicos piorando o atendimento à comunidade, entre diversos outros problemas que podem ser solucionados", diz a estudante, que deseja cursar Medicina após o Ensino Médio.

Desinteresse é cultural

Embora haja adolescentes que buscam uma participação ativa na vida social e política, como a Isadora, essa é uma exceção, como revela o baixo percentual de jovens que já se alistaram para votar. A cientista social e política Elis Radmann, do IPO - Instituto Pesquisas de Opinião, avalia que o desinteresse pela política não é uma exclusividade dos mais jovens, e sim uma característica cultural da sociedade. "Estes jovens aprendem dentro de casa e na escola que 'político é tudo igual', que 'todo político é ladrão' e assim vai. A diferença desta geração é que ela está empoderada", diz Elis, pontuando que a facilidade de acesso à informação na internet é um atalho para a formação de opinião desse público. Essa característica é observada por ela nas pesquisas conduzidas pelo IPO. "É comum esta gurizada 'dar um Google' durante a entrevista para formar a sua opinião e responder a pesquisa", diz.

A cientista social avalia que o interesse político da geração mais nova é mais marcado pelo individualismo. "De um lado, estes jovens estão mais conectados em nichos políticos, em torno das pautas que lhes são caras. Por outro lado, estão cada vez mais distantes dos grandes temas sociais e com menor capacidade de pensar em soluções que atuam em prol do bem comum", explica.

Como solicitar a emissão do título de eleitor

A emissão do primeiro título e mudanças de domicílio e local de votação podem ser feitas até o dia 8 de abril pela internet no site do TSE. Para atendimento presencial, o prazo é até 8 de maio. O voto é facultativo para analfabetos, maiores de 70 anos e pessoas maiores de 16 e menores de 18 anos.

Passos necessários:

Foto de documento de identidade oficial com foto

Selfie segurando o documento ao lado do rosto

Comprovante de domicílio emitido nos últimos três meses

Após o preenchimento dos passos necessários, é necessário acompanhar a análise do pedido e a solicitação para comparecer ao cartório eleitoral para coletar dados biométricos e foto.

O site pode ser acessado no link.

Matéria alterada às 10h50min de 28 de março com informações sobre o prazo para atendimento presencial. Em Pelotas, os cartórios eleitorais ficam na avenida Ferreira Viana, 1159.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Vereadora Marisa se filia ao PSDB Anterior

Vereadora Marisa se filia ao PSDB

CPI da CEEE Equatorial é instalada na Câmara de Pelotas Próximo

CPI da CEEE Equatorial é instalada na Câmara de Pelotas

Deixe seu comentário