Transtorno

Instituto Lar de Jesus paralisa atividades por falta de recursos

Através de comunicado publicado em uma rede social, entidade filantrópica fala sobre o atraso na renovação do convênio com a Prefeitura e falta de repasse financeiro

Foto: Volmer Perez - DP - Local fica nas Três Vendas e atende 93 alunos

O Instituto Lar de Jesus, entidade social que mantém uma escola de Ensino Fundamental filantrópica em Pelotas, está com os atendimentos paralisados desde segunda-feira (25) em razão da falta de recursos. O local, que atende gratuitamente crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social, fez o anúncio através de uma rede social e alegou atraso na renovação do convênio com a Prefeitura do Município, além da falta de repasse financeiro. A situação acarreta diversos problemas que impedem que a instituição continue funcionando.

O Instituto Lar de Jesus atua há 63 anos na cidade e raramente precisou fechar as suas portas. Somente situações pontuais, como a pandemia em 2020, fizeram com que o local precisasse parar com as atividades temporariamente. Atualmente, a instituição tem como principal meio de trabalho a escola, que oferece turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e se mantém quase que totalmente através da parceria com a Prefeitura. Entretanto, neste ano, o convênio com a Secretaria de Municipal de Educação (Smed) ainda não foi renovado.

De acordo com o diretor do Instituto, Roberto Nunes, os valores repassados são utilizados para pagar professores e funcionários da escola. O convênio é válido de janeiro a dezembro e deve ser renovado anualmente. Em novembro do ano passado, a Prefeitura solicitou a documentação para renovação, que foi encaminhada rapidamente pelo Instituto. Contudo, desde então, nem a assinatura de 2024 foi feita. "Todos os anos é a mesma coisa. Entra janeiro, fevereiro, março e não sai, não saiu nesse ano nem a assinatura, quanto mais o repasse de recursos", conta. Uma outra reclamação, segundo Nunes, é que o valor repassado, embora seja essencial para manter o local, é insuficiente. "Os reajustes deste convênio não chegam a cobrir o aumento das despesas que se tem", pontua.

Com a impossibilidade de pagamento dos trabalhadores, os problemas começaram a aparecer. Em razão disso, o Lar de Jesus decidiu fechar as portas e paralisar as atividades temporariamente, com a esperança que a Prefeitura tome alguma atitude. "Nossos funcionários e professores ficam sem receber o seu salário e começam a faltar, adoecer, entrar com atestado. A gente chega numa situação de não ter como atender as crianças. Se é para atender mal, melhor suspender", lamenta. A expectativa do Instituto é de que a situação seja resolvida ainda nesta semana, para que a entidade possa retomar as atividades.

Assinatura do contrato deve ser feita nesta semana, diz Prefeitura

Conforme destaca a secretária de Educação e Desporto, Adriane Silveira, o Instituto Lar de Jesus é uma escola particular, de cunho assistencial e filantrópica, que possui parceria com o Município, regida pela Lei Federal 13.019/2014.

Ela explica que, diante da necessidade legal de estabelecer um novo processo de credenciamento, o Município lançou em dezembro o edital de Credenciamento n.º 004/2023, onde a instituição manifestou seu interesse em participar, apresentando a documentação pertinente e o plano de trabalho para atender 93 alunos no Ensino Fundamental, com a previsão de receber recursos públicos, ao longo de 2024, no montante de R$ 484.799,70.

"Na última semana, os termos de colaboração foram remetidos para análise da Procuradoria Geral do Município (PGM). A previsão é de serem encaminhados para a assinatura de contrato ainda nesta semana, efetivando assim a parceria para o ano letivo de 2024 - não só como o Lar de Jesus, como as demais parcerias do Ensino Fundamental".

A titular da pasta ainda ressalta que, mesmo a escola não pertencendo à rede municipal de educação, toda a alimentação escolar é fornecida através do Departamento de Alimentação Escolar da Smed.

Confira o comunicado publicado pelo Lar de Jesus na íntegra:

"Senhores Pais, Responsáveis e Comunidade em geral

Viemos por meio deste comunicar que devido ao atraso na renovação e falta de repasse financeiro de convênios com a Prefeitura Municipal de Pelotas, o que acarreta em atrasos de salários, adoecimento de funcionários, falta de itens básicos de higiene, limpeza, alimentação, atraso de contas básicas como luz, água e telefone, estamos PARALISANDO os nossos atendimentos aos alunos e famílias a partir do dia 25 de março (segunda-feira) e só retornando quando o problema for solucionado.

Em 63 anos de existência, o Instituto Lar de Jesus sempre se orgulhou pelas raras vezes que precisou fechar as suas portas, deixando de atender os seus alunos, foram situações pontuais que fugiram do controle, como a pandemia no ano de 2020.

Lamentamos muito o descaso do Poder Público com o trabalho importante que Instituições como o Lar de Jesus fazem pelo trabalho social, mas neste momento entendemos que é o melhor a se fazer, com a esperança de que muito em breve possamos retornar aos nossos atendimentos".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE Anterior

Mulheres recebem 19,4% a menos que os homens, diz relatório do MTE

Servidores reclamam de atendimentos pelo IPE Saúde Próximo

Servidores reclamam de atendimentos pelo IPE Saúde

Deixe seu comentário