Meio Ambiente

Iniciativa quer criar parque nacional em Santa Vitória do Palmar

ICMBio abriu consulta pública sobre o Parque Nacional do Albardão

Foto: Carlos Eduardo Soares - Especial - DP - Conservação compreende 1,6 milhões de hectares

O Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) iniciou na última semana o processo de consulta pública sobre a criação do Parque Nacional Marinho de Albardão, em Santa Vitória do Palmar. A proposta é de que a unidade de conservação compreenda 1,6 milhões de hectares, a maior parte (98,7%) em ambiente marinho e 21 mil hectares em ambiente terrestre. Dos 154 quilômetros de costa em Santa Vitória do Palmar, o projeto do parque inclui 54 quilômetros. Serão realizadas reuniões de consulta pública nos dias 29 e 30 em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.

As Dunas do Albardão foram categorizadas em 2008 como um geossítio e também foram reconhecidas como um dos 23 locais com maior prioridade para conservação da biodiversidade e ecossistemas costeiros do Brasil, Uruguai, Argentina e Chile pelo Foro do Mar Patagônico. Além do objetivo ambiental, com a preservação de berçários marinhos e o fomento à pesquisa científica, a proposta também busca a geração de emprego e renda com o incentivo ao ecoturismo e ao turismo de aventura.

O projeto destaca a biodiversidade do local, com a presença de 15 espécies de aves marinhas e costeiras, como gaivotas e trinta-réis, e 27 espécies de aves pelágicas. A região também é lar de três espécies de tartarugas marinhas, dez espécies de mamíferos marinhos, como a baleia-franca, o golfinho nariz-de-garrafa, leões e lobos marinhos.
No local também estão presentes mais de 20 espécies ameaçadas, como a toninha, o golfinho mais ameaçado do hemisfério sul, e o boto-de-Lahille, ameaçado de extinção. “Portanto um inestimável mosaico de espécies, muitas das quais vulneráveis ou ameaçadas de extinção e que encontrariam no novo Parque uma ferramenta ideal de conservação”, conclui a proposta em tramitação no ICMBio.

Conservação e turismo
Segundo José Truda, Coordenador de Desenvolvimento Institucional do Instituto Baleia Jubarte, há mais de 15 anos estudos científicos apontam a região do Albardão como de extrema importância para conservação. Segundo ele, a categorização como parque nacional “permite por um lado a proteção integral dos recursos, ou seja, dentro do parque não pode ter mineração ou pesca, e por outro lado privilegia usos não extrativos desses recursos, que é o caso turismo”.

Ele explica que a proibição da pesca industrial naquela área vai favorecer a pesca nas regiões do entorno. “Não só espécies ameaçadas de extinção, mas também muitas espécies de peixes de interesse comercial se reproduzem nessa área, e o efeito de espalhamento desses animais que se reproduzem na área podem beneficiar a pesca fora dela”, diz.
“A criação do parque nacional vai trazer uma enorme projeção para Santa Vitória do Palmar e o extremo sul do Brasil, e isso vai se reverter a curto prazo numa promoção muito grande do ecoturismo, gerando mais empregos e renda de qualidade”, diz.

Truda explica que a proposta não proíbe o acesso de pessoas e veículos à praia. Segundo ele, o parque nacional não vai ser gerido pelo ICMBio, e sim por um conselho gestor que será composto por lideranças da comunidade local. Ele diz ainda que o parque nacional também não vai inviabilizar a existência de parques eólicos offshore, nem a exploração de gás e petróleo na Bacia de Pelotas.

A consulta pública do dia 29 de abril acontece no Campus Carreiros da Furg, em Rio Grande, às 14h. A consulta do dia 30 está prevista para acontecer no auditório do LaTur Furg- Campus Santa Vitória do Palmar, também às 14h.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prefeitura lança licitações de mais de R$ 22 milhões para a infraestrutura Anterior

Prefeitura lança licitações de mais de R$ 22 milhões para a infraestrutura

Assembleia de professores da UFPel consolida greve Próximo

Assembleia de professores da UFPel consolida greve

Deixe seu comentário