Movimento

Assembleia de professores da UFPel consolida greve

Docentes criticam suposto assédio por parte de estudantes e da reitoria

Foto: Volmer Perez - Categoria definiu os detalhes do movimento

Os professores da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) consolidaram, em assembleia na noite de segunda-feira (15), a greve na instituição. Os servidores docentes lotaram a sede da Adufpel, entidade que representa a categoria, e endossaram o movimento iniciado em março reivindicando melhorias para a categoria e que inclui também os servidores técnico-administrativos da universidade e os servidores do IFSul.

Na assembleia foram constituídos o comando local de greve e a comissão de ética da greve. Também foi instaurada a assembleia geral de greve, que manterá a discussão sobre a manutenção das paralisações. O presidente da Adufpel, Carlos Mauch, pontuou a legitimidade da paralisação e criticou o assédio que os grevistas estariam sofrendo por parte da reitoria da universidade e dos estudantes que questionam os professores sobre a adesão à greve.

Mauch afirmou que a greve culminou após anos de precarização da categoria e do ensino público federal. Ele lembrou que no governo de Jair Bolsonaro (PL) foram realizadas nove assembleias sobre a necessidade de greve, quando a categoria descartou a possibilidade de deflagração. Mauch afirmou que “a confusão do calendário não é culpa do movimento”, e que o comando de greve irá pedir a suspensão do calendário acadêmico.

Na UFPel, a greve teve início ao mesmo tempo que a volta às aulas do primeiro semestre de 2024, atrasado em razão das mudanças de calendário provocadas pela pandemia. Segundo nota divulgada pela reitoria no começo deste mês, o calendário acadêmico será mantido e a possibilidade de alteração do calendário acadêmico ou de recuperação das aulas será avaliada ‘caso a caso e oportunamente’.
A greve na UFPel integra um movimento nacional que inclui outras 40 universidades e 49 institutos federais, incluindo o IFSul. Além da paralisação dos servidores docentes, os servidores técnico-administrativos também estão em greve desde o mês passado. Os servidores federais reivindicam reestruturação de carreira, recomposição salarial e orçamentária e a revogação de normas aprovadas nos governos Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Iniciativa quer criar parque  nacional em Santa Vitória do Palmar Anterior

Iniciativa quer criar parque nacional em Santa Vitória do Palmar

Governo deve apresentar nova proposta para servidores da Educação Próximo

Governo deve apresentar nova proposta para servidores da Educação

Deixe seu comentário