Acolhimento

Guarda Subsidiada é debatida em Pelotas

Programa é voltado a crianças e adolescentes afastados da família por violação de direitos que passam a morar, temporariamente, com familiares e pessoas com quem têm vínculos afetivos

Divulgação - Programa seria uma alternativa para os abrigos

O Juizado da Infância e da Juventude (JIJ) da Comarca de Pelotas debateu o tema "Guarda Subsidiada" e medidas para implantação do Programa no município. Também denominado Família Guardiã, o programa é voltado a crianças e adolescentes afastados da família por violação de direitos que passam a morar, temporariamente, com familiares e pessoas com quem têm vínculos afetivos, sendo uma alternativa às casas de acolhimento.

Realizado no salão do júri da Comarca, o encontro foi conduzido pela juíza de Direito do JIJ, Alessandra Couto de Oliveira.Para a magistrada, a implementação da Guarda Subsidiada, já em prática em outras regiões do Estado, representa um avanço significativo para as crianças e adolescentes de Pelotas  que enfrentam violações de direitos. Ela ressalta que o modelo de acolhimento, realizado por membros da própria família ampliada, assegura o direito fundamental à convivência familiar.

"Como juíza da Infância, tenho acompanhado de perto as dificuldades enfrentadas pelas crianças e identificado essa lacuna no sistema de proteção. A ausência desse tipo de medida é uma delas. Portanto, mesmo sendo uma política pública que depende de lei municipal, compreendo que é meu dever, como magistrada, provocar o poder público para que crie esse programa", disse, pontuando o compromisso de todos presentes à reunião de impulsionarem a ideia em suas áreas de atuação.

A Guarda Subsidiária está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente e no Plano Nacional de Convivência Nacional e Comunitária.

Também participaram da reunião a promotora de Justiça Luciara Robe da Silveira; a defensora Pública do Estado Adriana Rodrigues; o procurador-Geral do Município Eduardo Trindade; representantes da Secretaria de Assistência Social, Tiago Bundchen, Andreia de Souza e Andreia Fernandes; do Conselho Tutelar, Leandra Braga, Rosane Pinheiro, Vanessa Jacondino, Tais Moraes, Virginia Oliveira, Luciano Muller e Aline Bergmann; do Creas, Bianca Barni e Thais Falcão; do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Neusa Ledesma e Maiquel Fouchy; servidoras do JIJ,  Laura Pappen e Maria da Graça Monquelat Bermudez Hiemisch, e representantes da Equipe Técnica Judiciária, Ana Caroline Jardim e Gabriela Farias.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Zona Sul tem mais um empregador incluído na lista suja do MTE Anterior

Zona Sul tem mais um empregador incluído na lista suja do MTE

Prefeitura publica mais nove editais de nomeação e convocação Próximo

Prefeitura publica mais nove editais de nomeação e convocação

Deixe seu comentário