Divisão de Acesso 2024

Na estreia, Pelotas perde por 1 a 0 para o Inter-SM

Lobo sai atrás no primeiro tempo e pressiona na segunda etapa, mas não consegue o empate e acaba derrotado

Foto: Aline Klug - Especial DP - Áureo-Cerúleo voltará a campo para enfrentar o Monsoon, em Porto Alegre, no próximo sábado

Matéria atualizada às 17h38min desta segunda-feira.

Começou com derrota a campanha do Pelotas na Divisão de Acesso 2024. Sem público na Boca do Lobo, o Áureo-Cerúleo perdeu por 1 a 0 para o Inter-SM, durante a tarde deste domingo (14). O único gol do jogo foi marcado pelo centroavante Michel, aos 35 minutos do primeiro tempo.

O time do técnico Paulo Porto voltará a campo no próximo sábado, às 11h, em visita ao algoz da última temporada: o Monsoon. A partida está marcada para o estádio do Sesc, em Porto Alegre. O compromisso seguinte do Lobo também será como visitante, diante do Bagé, na Pedra Moura.

> Paulo Porto vê bom segundo tempo do Pelotas.

Fauver Frank iniciou entre os titulares. Foto: Aline Klug - Especial DP


Divisão de Acesso
1ª rodada

Grupo A

Sábado
Esportivo 0 x 0 Gaúcho
União Frederiquense 0 x 1 Brasil-FAR

Domingo
Veranópolis 0 x 1 Glória
Passo Fundo 2 x 1  Cruzeiro

Grupo B

Domingo
Pelotas 0 x 1 Inter-SM
Aimoré 1 x 1 Lajeadense

Terça-feira
15h
| Futebol com Vida x Monsoon
Bagé x São Gabriel

Escalação surpreendente

Em seu centésimo jogo como treinador do Pelotas somando as quatro passagens pelo clube, Paulo Porto mandou a campo um time surpreendente. Anunciados na última semana, Alysson Caucaia e Warlei começaram entre os titulares. Fernando Júnior, que também não havia participado dos jogos-treino da pré-temporada, iniciou na lateral-esquerda.

Christianno, por conta de uma pancada sofrida no teste diante do Sindicato dos Atletas, não teve condições de atuar. Sem outros volantes à disposição - Caucaia seria alternativa, mas acabou na lateral-direita -, Paulo Porto deslocou o jovem Arthur Vanzela, meia de origem, para a função ao lado de Ramires. Taticamente, o Lobo mostrou o 4-2-3-1 esperado - mesma plataforma do Inter.

Michel foi oportunista para decidir a partida após rebote de cabeçada de Wilson Júnior na trave. Foto: Aline Klug - Especial DP


Michel abre o placar

Em um jogo equilibrado, fez a diferença no primeiro tempo a dupla que, junta, se destacou na elite do Gauchão pelo Guarany de Bagé. Aos 35 minutos da etapa inicial, Wilson Júnior cabeceou na trave e, atento na pequena área, Michel completou para as redes. O gol da equipe de Santa Maria garantiu a vantagem parcial.

Com dificuldade para criar chances de gol, o Lobo teve sua melhor ocasião depois de sair atrás do placar. De frente para Copetti, Marcelinho tentou bater de bico e mandou para fora. Antes disso, o time de Paulo Porto também não conseguiu aproveitar uma falta frontal, perto da área, em que Vitor Júnior carimbou a barreira.

Mudanças

Paulo Porto mudou a característica do meio-campo áureo-cerúleo para a etapa final. Saiu Vanzela e entrou Clayton. Assim, Marcelinho passou a jogar como volante ao lado de Ramires. Clayton, que não disputava uma partida oficial desde 2022, buscava aproximação com Vitor Júnior na faixa central. O Pelotas ganhou volume ofensivo e rondava a área adversária.

A meia hora do fim, a comissão técnica do Lobo resolveu colocar um centroavante típico em campo. Entrou Rafael Tanque no lugar de Fauver Frank, deslocando Warlei para a ponta direita - Clayton passou para o lado oposto da linha de meias. Já Daniel Franco trocou o atacante Tcharles pelo lateral-esquerdo Alan Bald, dobrando a marcação do Inter-SM pela esquerda.

Reta final

Faltava efetividade, entretanto, à pressão imposta pelo Pelotas. De fora da área, Clayton bateu bem na bola mas errou o alvo. Com os dois laterais atacando ao mesmo tempo, o Lobo vivia sua melhor fase na partida. Paulo Porto, então, trocou Ramires pelo zagueiro Léo Gaucho. Assim, Yuri foi atuar como volante em dupla com Marcelinho. De falta, o próprio Yuri levou a maior ameaça ao Inter. Copetti espalmou a cobrança.

Em seguida, Rafael Tanque dominou na área, girou e bateu para nova intervenção do goleiro. A pressão áureo-cerúlea cresceu muito, e o jogo se desenrolava só no terço defensivo do time santamariense. Para dar fôlego novo à equipe visitante, o técnico Daniel Franco substituiu Wilson Júnior por Jarro. O atacante ex-dupla Bra-Pel voltou a atuar após um ano suspenso devido a envolvimento em esquema de apostas.

Nos acréscimos, uma tentativa de cruzamento de Alysson Caucaia quase entrou no ângulo. A defesa do Inter-SM se segurava como podia, levando vantagem nos lances aéreos com os zagueiros Rodrigo Augusto e Tairone. A última finalização foi uma cabeçada de Warlei, por cima do travessão.

Ficha técnica

Pelotas (0): Erivelton; Alysson Caucaia, Yuri, Heverton e Fernando Júnior; Ramires (Léo Gaúcho - 31’ 2T), Arthur Vanzela (Clayton - intervalo); Fauver Frank (Rafael Tanque - 15’ 2T), Vitor Júnior e Marcelinho; Warlei. Técnico: Paulo Porto.

Inter-SM (1): Rafael Copetti; Lucas Evangelista, Tairone, Rodrigo Augusto e Márcio Goiano; David Cunha, Willyam Maranhão e Fabrício Lusa (Allan Christian - 16’ 2T); Wilson Júnior (Jarro - 43’ 2T), Tcharles (Alan Bald - 25’ 2T) e Michel. Técnico: Daniel Franco.

Gol: Michel, aos 35’ 1T (I).

Cartões amarelos: Willyam Maranhão e Márcio Goiano (I).

Árbitro: Dakimalo Garra Gomes.

Local: Boca do Lobo (sem público).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas 0 x 1 Inter-SM: veja como foi Anterior

Pelotas 0 x 1 Inter-SM: veja como foi

Paulo Porto vê bom segundo tempo do Pelotas: Próximo

Paulo Porto vê bom segundo tempo do Pelotas: "A gente tem confiança no que está fazendo"

Deixe seu comentário