Entrevista

Alessandro Telles é apresentado no Bento Freitas: “É difícil falar não para o Brasil”

Novo técnico afirma que Xavante será o seu maior desafio na carreira até o momento e projeta uma equipe ofensiva na Série D

Foto: Volmer Perez - DP - Treinador de 54 anos (E) participou da entrevista coletiva ao lado do presidente Gonzalo Russomano (C) e do vice de futebol Emerson Novelini (D)

Anunciado na noite de terça-feira (26) como novo técnico do Grêmio Esportivo Brasil, Alessandro Telles foi apresentado nesta quarta-feira (27) no estádio Bento Freitas. O profissional de 54 anos comandou o São Luiz de Ijuí no Campeonato Gaúcho e chega para substituir Fabiano Daitx, demitido do cargo na semana passada por desgaste interno com a direção. Junto com Telles chega Rafael Santigo como auxiliar. Um novo preparador físico ainda deve ser contratado para completar a comissão técnica.

Durante a entrevista coletiva, o presidente Gonzalo Russomano e o vice de futebol Emerson Novelini se manifestaram apresentando o novo treinador xavante. “A partir de agora é pensar para frente. O que aconteceu já é passado. A partir de agora é pensar no futuro e fazer uma boa Série D”, afirmou o mandatário rubro-negro.

O nome de Telles foi o primeiro que a direção xavante buscou após a saída de Daitx. O técnico destacou que, assim que soube da procura, ficou interessado. “É difícil falar não para o Brasil. Como falar não para uma torcida dessa como tem o Brasil, de um clube com a história do Brasil. A negociação nós vínhamos conversando, tinha essa vontade da direção. Quando chegou em mim eu falei prontamente que queria ouvir esse projeto. Entramos nele de cabeça e nós temos que projetar agora um Brasil mais forte, um Brasil coeso, para conseguir os nossos objetivos”, disse o treinador quando questionado sobre o que o motivou a aceitar a proposta xavante.

Desde os 13 anos no futebol, primeiro como jogador, com rápida passagem pelo Brasil, depois como membro de comissões técnicas, inclusive foi auxiliar de Paulo Porto no Pelotas, Telles está trabalhando de treinador desde 2022 [veja mais na página 23]. Indo para o seu quarto clube da carreira como técnico, o profissional ressaltou que na Baixada terá o seu maior desafio até então. “O Brasil todos nós sabemos da potência, da força do Brasil, o renome do Brasil nacionalmente. Posso dizer que o Brasil será o maior desafio como treinador. […] O Brasil vem em uma crescente, nós vimos no Gauchão uma organização, que o Brasil precisava. Hoje nós temos na figura da direção o Brasil tentando fazer a coisa certa, tentando ser o Brasil que sempre foi”, destacou.

Proposta em campo

Com Daitx, o Brasil apresentou um sistema de jogo reativo durante o Gauchão, característica do ex-treinador xavante. Já Telles costuma formar times mais ofensivos e que valorizem a posse de bola. “Eu gosto de jogar, mas logicamente você começa pelo alicerce, por baixo. Você tem que ter um sistema defensivo bem montado. No futebol eu penso assim, quando você tem a bola e você agride, você está mais perto das vitórias. Logicamente agredir com sabedoria, sabendo estar postado, sabendo estar bem definido dentro de campo. Gosto de jogar realmente. Gosto que meu time proponha o jogo, que tenha coragem de ter a bola. Você tendo a bola você não toma gol e você está mais perto dele”.

A apresentação do elenco está marcada para a próxima segunda-feira (1º). O novo técnico terá quase um mês até a estreia na Série D para ajustar o time formado pela antiga comissão técnica. Tempo considerado suficiente para implementar sua metodologia. “20 dias acho que é um tempo que você tem possibilidade de colocar uma ideia de jogo, mas temos que colocar mais de uma ideia, temos que colocar algumas variações. A Série D é um campeonato que permite isso por ter só jogo fim de semana [em 2024 haverá uma rodada no meio de semana]. Então você tem como treinar, mas logicamente é um processo”, completou.

Como trabalhou no Campeonato Gaúcho, Telles ressaltou conhecer bem o elenco xavante por ter visto vários jogos e ter enfrentado o Brasil em Ijuí.

Reforços para a Série D

Hoje o Brasil tem 20 atletas no elenco, número que certamente aumentará com a chegada de reforços. Telles não fala em um número específico de contratações, mas admite que novas peças vão precisar chegar, inclusive não descartou trazer atletas que trabalharam com ele em Ijuí. “São possibilidades, são jogadores que estão no mercado. Tem alguns jogadores que estão na nossa lista. Estamos procurando nomes, já temos alguns e agora são negociações”, disse.

O treinador acredita que no mercado terá vários bons jogadores com o fim dos principais campeonatos estaduais, mas que será preciso paciência para acertar nos nomes. “Se tem muita oferta de jogadores. Por isso você tem que ter cautela, tem que ter entendimento desta competição para trazer os melhores nomes dentro dos perfis que estamos traçando. Tem que ser jogadores que tenham coragem, nós temos que ter essa sabedoria de ir buscar”, afirmou.

Em relação à disputa da Série D, o treinador considera o grupo A8 um dos mais difíceis da competição e destaca a necessidade da equipe ser forte no Bento Freitas para ter chances de classificação. “Nós temos um poder muito grande que é o nosso torcedor. Nós temos que usar isso. O Brasil é muito forte aqui dentro. Se a gente colocar os jogos que temos dentro dos nossos domínios e nós conseguirmos transformar em vitória, praticamente consegue classificar”, projetou.

Alessandro Telles assinou contrato até o fim da Série D com o Brasil.

Recado para o torcedor

No fim da entrevista coletiva de apresentação, Telles fez uma declaração para o torcedor xavante, garantindo que colocará em campo uma equipe ofensiva, mas sem fugir das características do clube. “Prometemos um time com aquilo que eu gosto de futebol. Que vai propor o jogo, mas nunca perder a identidade do Brasil, de marcar forte, de ter um time forte, com determinação. É isso que o torcedor xavante gosta, mas também gosta que jogue e é isso que vamos tentar propor nesse novo desafio”, finalizou.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com três gols no primeiro tempo, Grêmio vence o Caxias e garante vaga na final Anterior

Com três gols no primeiro tempo, Grêmio vence o Caxias e garante vaga na final

Tênis: começa nesta sexta-feira a 57ª edição  do Torneio da Páscoa em Pelotas Próximo

Tênis: começa nesta sexta-feira a 57ª edição do Torneio da Páscoa em Pelotas

Deixe seu comentário