Gauchão 2024

Com três gols no primeiro tempo, Grêmio vence o Caxias e garante vaga na final

Em busca do heptacampeonato, Tricolor enfrentará o Juventude nos próximos dois sábados, às 16h30min

Foto: Lucas Uebel AI GFPA - Diego Costa, duas vezes, e Cristaldo marcaram os gols da vitória por 3 a 2

O Grêmio está na sua sétima final consecutiva de Campeonato Gaúcho. Na noite desta terça-feira (26), na Arena, o Tricolor carimbou a vaga ao voltar a vencer o Caxias, desta vez por 3 a 2, pelo jogo de volta da semifinal. Na Serra, o placar tinha sido 2 a 1. O time da casa liquidou a fatura ainda no primeiro tempo com dois gols de Diego Costa e um de Cristaldo. Vitor Feijão e Tomas Bastos descontaram para o Grená na etapa final.

Na decisão, o Grêmio enfrentará o Juventude nos dois próximos sábados, às 16h30min. O duelo de ida será no estádio Alfredo Jaconi e a volta na Arena. O Jaconero chegou na final ao eliminar o Inter, nas cobranças de pênaltis, na segunda-feira.

Primeiro tempo avassalador

Depois de um começo de partida disputado, de poucas chances, o time de Renato Portaluppi encaixou o seu jogo e precisou de 18 minutos para garantir a classificação.

Aos 20, Pepê fez belo lançamento para Pavón. O argentino cruzou e, na segunda trave, Diego Costa, de carrinho, escorou para o fundo das redes. Aos 29 minutos, o centroavante gremista ganhou na bola aérea. Na sequência, a bola sobrou para Gustavo Nunes, que arrancou em velocidade e passou na medida para Cristaldo. O argentino invadiu a área e tocou na saída do goleiro Fabian Volpi: 2 a 0.

Dominando totalmente as ações, o terceiro gol não demorou para sair. Aos 38 minutos, João Pedro cruzou na medida para Diego Costa. O centroavante dominou no peito, tirando o zagueiro Jean Pierre do lance, e finalizou com muita tranquilidade para deixar o placar em 3 a 0.

No final do primeiro tempo, o lateral-esquerdo Mayk acertou com a perna o rosto de Álvaro, sendo expulso direto.

Drama no final

Com um jogador a menos durante todo o segundo tempo, Renato colocou Wesley Costa para recompor n lateral-esquerda, sendo Cristaldo o sacrificado. Sem nada a perder, o Caxias foi todo para o ataque e conseguiu descontar aos 13 minutos. 

Em cobrança de escanteio, após desvio da zaga, Caíque não conseguiu afastar e na linha do gol, Vitor Feijão colocou no fundo das redes. 

A pressão seguia muito forte do Grená, que criava inúmeras chances, enquanto o Grêmio não conseguia sair da defesa. Na base da pressão, o time visitante ainda marcou mais um. Aos 33, Robinho cruzou rasteiro para Barba. O volante finalizou e Caíque fez a defesa parcial. Mas, na sobra, Tomás Bastos conclui para deixar o placar em 3 a 2.

A equipe do técnico Argel Fucks seguiu pressionando até o apito final, mas a reação parou por aí, mas conquistando o título do Interior. 

A partida também marcou o retorno de Soteldo depois de 55 dias se recuperando de uma lesão muscular grau III. O venezuelano entrou no segundo tempo, mas pouco tocou na bola.

Resultados

Semifinal - volta

Segunda-feira
Inter 1 (5) x (6) 1 Juventude

Terça-feira
Grêmio 3 x 2 Caxias

Finais

Ida - sábado (30)

16h30min | Juventude x Grêmio

Volta - sábado (6)

16h30min | Grêmio x Juventude

Ficha técnica

Grêmio (3): Caíque; João Pedro, Rodrigo Ely, Kannemann e Mayk; Villasanti, Pepê (Du Queiroz) e Cristaldo (Wesley Costa); Pavón (Dodi), Gustavo Nunes (Soteldo) e Diego Costa (André). Técnico: Renato Gaúcho.

Caxias (2): Fabian Volpi; Marcelo Ferreira, Jean Pierre (Mateus Rocha), Cézar e Dudu Mandai; Barba, Emerson Martins (Vitor Feijão), Elyeser e Tomas Bastos; Gabriel Silva (Robinho) e Álvaro (Joel). Técnico: Argel Fuchs.

Gols: Diego Costa, aos 20' e 38' 1T e Cristaldo, aos 29' 1T (G); Vitor Feijão, aos 13' 2T e Tomas Bastos, aos 36' 2T (C).

Cartões amarelos: João Pedro (G); Elyeser, Vitor Feijão, Jean Pierre e Robinho (C).

Cartão vermelho: Mayk (G).

Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima.

Local: Arena do Grêmio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil anuncia acerto com o técnico Alessandro Telles Anterior

Brasil anuncia acerto com o técnico Alessandro Telles

Alessandro Telles é apresentado no Bento Freitas: “É difícil falar não para o Brasil” Próximo

Alessandro Telles é apresentado no Bento Freitas: “É difícil falar não para o Brasil”

Deixe seu comentário