Vendas

Varejistas esperam uma Páscoa melhor neste ano

Consumidores buscam chocolates para presentear na Páscoa, que será comemorada no domingo (31)

Foto: Volmer Perez - DP - Movimento nas lojas é intenso nos dias que antecedem a Páscoa

Às vésperas da Páscoa, que será comemorada neste domingo, os consumidores estão buscando os chocolates para presentear. Nas portas das franquias, pequenas filas foram constantes na quarta-feira (27). Segundo a franqueada Ângela Ferreira, a quarta e a quinta-feira (28) são, tradicionalmente, os dois dias de mais vendas para o segmento. O sábado também tem movimento, mas já não estão à disposição muitos dos produtos que os clientes buscam, como a linha infantil.

Mesmo sem contabilizar os ganhos do período, a também franqueada Andréa Bicca avalia que esta Páscoa está mais movimentada para o comércio que a anterior. “O Natal não foi tão bom”, lembrou a lojista, mesmo que tenha enfrentado a falta de luz em mais de um dia da semana passada. Precisou usar um gerador para não deixar de vender, mesmo estando localizada em ponto estratégtico da área central da cidade. A mesma situação enfrentou a franqueada Ângela.

Mas a falta de chocolates? Ela já existe? Em alguns produtos, os mais procurados, as duas lojistas confirmam. São os mais tradicionais das marcas. Inicialmente, houve reposição, como foi o caso dos ovos Lollo, Pistache e Prestígio, lançamentos deste ano. “Agora não tem mais reposição”, afirma Andréa, que considera haver um equilíbrio na hora dos pagamentos, entre as compras à vista e a prazo.

Que o cliente pesquisa os preços não há dúvidas. João José da Silva, vendedor, morador no Fragata, andou de uma para outra loja em busca de preços que possibilitasse a compra dos presentes de Páscoa para a esposa e as filhas. Conta que conseguiu atender às preferências delas pelos chocolates sem comprometer o orçamento da família.

Sobre as escolhas, Ângela lembra que as redes sociais auxiliam muito. O consumidor já chega na loja com uma ideia do que quer comprar. A época mês, já que a Páscoa coincide com o último dia de março neste ano, é que fez muitos clientes deixarem as compras para última hora, à espera do pagamento dos salários.

E o calor atrapalha?

Ângela considera que as temperaturas mais elevadas dos últimos dias não atrapalham as vendas.

Nas lojas, os condicionadores de ar mantêm os produtos na temperatura certa e em casa, o consumidor deve armazenar os chocolates em local arejado, sem a incidência dos raios solares.

A lojista não recomenda utilizar a geladeira para conservar os chocolates. Eles ficam esbranquiçados e perdem seus sabor original. “No máximo, deixe meia hora antes de consumir”, indica. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro Anterior

Brasil registra mais de 306 mil empregos formais em fevereiro

Produtos de cesto básico têm aumento médio de 5,3% Próximo

Produtos de cesto básico têm aumento médio de 5,3%

Deixe seu comentário