Tecnologia

Geração Z muda perfil do mercado

Empresas e líderes precisam aprender a lidar com a força de trabalho dessa geração, o que pode ser um grande desafio pelos comportamentos e características diferentes das gerações anteriores

Divulgação - Helen Cigales conta que era familiarizada com processos

Com idades entre 14 e 28 anos, novos profissionais estão chegando ao mercado de trabalho, com características específicas, que por vezes exigem mais atenção. A geração Z, que está sucedendo a X e a Y, vive em um mundo digital, conectado e dinâmico, conta o gerente da Unidade Operacional do Centro de Integração Empresa-Escola (Cie-e) em Pelotas, Lourenço Guimarães, que trabalha de perto com esse novo público.
“A estreia dessas caras novas não está sendo nada sutil. Essa geração é marcada pelo advento da internet, pandemia, instabilidade econômica e pelo desenvolvimento de características específicas relacionadas a esse contexto”, explica Guimarães. Empregadores e candidatos às vagas de trabalho precisam adaptar-se a essa nova realidade, que também chega ao consumo. “Eles são os consumidores de hoje”, alerta.
Maioria na procura por estágios, a Geração Z traz uma mudança grande para o mercado, já que se relaciona melhor por aplicativo. Um exemplo, segundo Guimarães, está no Pelotas Parque Tecnológico (PPT). “Nasceu no momento de maior expansão tecnológica, proporcionada pela popularização da internet. Ela cresceu imersa na tecnologia digital e tem uma afinidade natural com dispositivos eletrônicos e redes sociais”, completa o gerente do Cie-e.
Com 23 anos, portanto da Geração Z, Helen Cigales é, hoje, funcionária da Unidade do Cie-e em Pelotas desde o mês de março. Sua chegada lá, no entanto, foi como estagiária. Sua inscrição inicial foi através de cadastro pela plataforma para ser aprendiz, por indicação de uma amiga, conforme conta.
Através de processo interno, Helen passou de estagiária à condição de efetivada. “Já estava familiarizada com os processos”, conta, o que não lhe trouxe dificuldades de adaptação. No atendimento da Unidade, Helen atende àqueles que buscam informações para que aproveitem as melhores oportunidades, diz.
Empresas e líderes precisam aprender a lidar com a força de trabalho da Geração Z, o que pode ser um grande desafio pelos comportamentos e características diferentes das gerações anteriores. Conflitos geracionais nas empresas podem gerar mudanças interessantes nos ambientes de trabalho, aponta também Guimarães.
A Geração Z não tem medo de experimentar e aprender com os erros. “É inclusiva”, indica também. “Se as gerações mais antigas focam no salário, a nova massa de trabalhadores busca algo além, como a necessidade de atuar em algo que tenha propósito”, acrescenta.
A Unidade do Cie-e em Pelotas fica na rua Gonçalves Chaves, 756, mas é possível acessar diretamente pela plataforma www.cieers.org.br, indo para o link Conjuntos, onde o interessado faz sua inscrição simplificada e uma avaliação de perfil, para que a empresa identifique se está alinhado com ela. “Se dá match”, diz Guimarães.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Projeto da LDO prevê crescimento de 2,8% para o próximo ano Anterior

Projeto da LDO prevê crescimento de 2,8% para o próximo ano

Senac Pelotas leva doce a workshop gaúcho Próximo

Senac Pelotas leva doce a workshop gaúcho

Deixe seu comentário