Literatura

Pesquisador propõe uma viagem pelo universo do samba

Nova obra do professor de dança Bruno Blois Nunes, doutor em Educação, terá lançamento nesta segunda-feira (25), no boteco Copa Rio

Foto: Divulgação DP - Obra se dá a partir da tese de doutoramento do professor

Satolep-Samba - Vamos navegar no imaginário do oceano samba? é o mais novo título de autoria do professor de dança de salão e pesquisador Bruno Blois Nunes. O lançamento ocorre nesta segunda-feira (25), das 20h à meia-noite, no boteco Copa Rio. O livro aborda a história deste genuíno gênero da música brasileira focando na manifestação da roda de samba e sua potência como um espaço de formação humana. A obra tem financiamento do Procultura de Pelotas.

A obra surgiu como desdobramento de uma investigação de doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no qual o autor foi orientado pela professora doutora Lúcia Maria Vaz Peres e discutido no Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM). De acordo com Nunes, o livro, com 282 páginas, faz uma narrativa metafórica de um marinheiro que navega no navio Satolep-Samba (referência à cidade de Pelotas) na imensidão das águas do Oceano Samba.

O livro ainda tem texto na contracapa escrito pelo sambista capixaba Chico Alves, compositor parceiro de grandes nomes do samba como Moacyr Luz e Toninho Geraes. Esta é a terceira publicação de Nunes, que já lançou Que Rueda de Casino é essa? e O fascínio das danças da corte.

A obra estará à venda no local do lançamento a R$40,00, preço promocional. Quem não puder ir e quiser reservar o seu é só entrar em contato pelo (53) 99958-7648 para garantir seu exemplar. Para pessoas de outras localidades também é possível comprar nas livrarias virtuais: site da editora CRV e Amazon entre outras. A sessão de autógrafos ainda terá roda de samba ao vivo, com o Pagode do Uendel. A entrada é gratuita para quem quiser prestigiar o evento.

Contrapartida

Nunes explica que, por ter sido contemplado pelo Procultura de 2022, o livro chegará a diferentes entidades de forma gratuita. "Todos os participantes das duas etapas da pesquisa, 20 no seu total, receberão um exemplar gratuito. Também serão entregues um exemplar para o dono do espaço onde será realizada a festa de lançamento e que possibilitou o início da pesquisa antes da pandemia, dois exemplares para a Secretaria de Cultura (Secult) e dois para a Biblioteca Municipal", explica o pesquisador.

A proposta ainda vai contemplar uma intervenção com os alunos do Colégio Municipal Pelotense, na qual o autor vai falar sobre samba e a obrigatoriedade do ensino das culturas indígena e afro-brasileira nas escolas (Lei n° 11645/2008). Esta atividade ainda não tem data definida.

Serviço

O quê: Bruno Blois Nunes lança Satolep-Samba - Vamos navegar no imaginário do oceano samba?
Quando: segunda-feira (25), às 20h
Onde: boteco Copa Rio, praça Coronel Pedro Osório, 201


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Lisiani Rotta aposta em um enredo cheio de mistérios em O casarão Anterior

Lisiani Rotta aposta em um enredo cheio de mistérios em O casarão

Evento deste final de semana tem foco na formação de professores Próximo

Evento deste final de semana tem foco na formação de professores

Deixe seu comentário