Orizicultura

Zona Sul tem 12% do arroz colhido

Com 19,2 mil hectares cobertos, média está abaixo do Estado, que chega a 22,5%

Foto: Riela dos Reis - Irga - Média está abaixo da safra passada, muito por influência da questão climática, segundo estudo apresentado pelo Irga.

Dos 900.203 hectares cultivadas com arroz irrigado no Rio Grande do Sul, 202.188 hectares (22,5%) foram colhidos até a última semana. O restante se encontra ou em estádio vegetativo (0,9%), em reprodutivo (24%), ou em maturação (51,5%). Nesse mesmo período do ano já tinham sido colhidos 50% da área na safra passada. Na Zona Sul, o índice está abaixo da média estadual: 12% colhido, ou seja, 19.234 dos 154.318 hectares plantados.

Esses resultados indicam que teremos uma grande parte da fase reprodutiva das lavouras de arroz do Estado ocorrendo durante o mês de fevereiro e um percentual em março. No mês de fevereiro não ocorreram quedas de temperatura, dando indícios de que as lavouras de arroz que estavam em fase reprodutiva nesse período possam atingir bons resultados de colheita.

Já em relação às lavouras com fase reprodutiva em março, teremos que aguardar a sequência do mês para maiores avaliações. Nesta semana, fortes eventos de chuva atingiram o Estado, paralisando a colheita. Os dados foram tabulados pela Divisão de Assistência Técnica e Extensão Rural, a partir de informações das equipes dos Núcleos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Nates) do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) junto aos produtores gaúchos. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PIB gaúcho tem crescimento de 1,7% em 2023 Anterior

PIB gaúcho tem crescimento de 1,7% em 2023

Conselho de Agrometeorologia do RS prevê fim do El Niño e orienta sobre culturas do próximo trimestre Próximo

Conselho de Agrometeorologia do RS prevê fim do El Niño e orienta sobre culturas do próximo trimestre

Deixe seu comentário