Iniciativa

CBMRS de Canguçu forma primeira turma do Projeto Bombeiro Mirim

Com apenas cinco meses de funcionamento, unidade já insere comunidade infantil na prevenção a incêndios

Divulgação - DP - Pelotão de Bombeiros em Canguçu iniciou as suas atividades há cinco meses

No próximo dia 25 ocorre a formatura da primeira turma do Projeto Bombeiro Mirim de Canguçu. A ação de educação preventiva é desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul (CBMRS), com intenção de transmitir e difundir conhecimento e informações que possam melhorar a percepção dos riscos e a prevenção de incêndios e acidentes.

O Pelotão de Bombeiros em Canguçu iniciou as suas atividades há apenas cinco meses, mas já demonstra preocupação com os jovens da cidade. Por se tratar de um projeto piloto, inicialmente estão sendo atendidas 30 crianças entre dez e 12 anos, alunos da escola Geraldo Antônio Telesca, uma escola próxima do Corpo de Bombeiros. A proposta pedagógica inclui em torno de 40 horas-aula, desenvolvida em dez encontros que acontecem nas quintas-feiras à tarde e sábados pela manhã.

Os alunos diariamente recebem instruções de civismo e ordem unida, uma das bases curriculares do projeto. Já ao longo dos encontros, a grade curricular valoriza os temas relacionados à atividade de bombeiro, principalmente em relação à prevenção de incêndio e a preparação para agir em caso emergências.

Ao longo das semanas, os jovens tiveram aulas de Primeiros Socorros, Instrução de Nós e Altura, Segurança no Trânsito, dentre outras atividades, participando inclusive da 4ª caminhada de conscientização do autismo desfilando a frente da caminhada.

O Projeto Bombeiro Mirim é uma alternativa de inclusão e integração social dos jovens, tornando-os multiplicadores da ideia de percepção de riscos e segurança contra incêndio, afastando-os dos meios violentos da sociedade e do convívio com as drogas. O programa também se destaca é voltado ao resgate da cidadania de jovens, oportunizando uma visão crítica e consciente da sociedade, além de voz ativa em seu meio, bem como a integração da corporação com a comunidade em geral.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Ação das polícias de Rio Grande evita o furto de 29 bovinos Anterior

Ação das polícias de Rio Grande evita o furto de 29 bovinos

Brigada Militar prende seis pessoas em Pelotas Próximo

Brigada Militar prende seis pessoas em Pelotas

Deixe seu comentário