Empreendimento

Associação Rural de Pelotas esclarece o projeto do novo Parque Ildefonso Simões Lopes

Bairro moderno, que será construído em área pertencente à entidade, vai atrair investimentos, gerar empregos e criar três quilômetros de vias para escoar o trânsito da zona norte

Imagem: Divulgação - Bairro moderno, que será construído em área pertencente à entidade, vai atrair investimentos, gerar empregos e criar três quilômetros de vias para escoar o trânsito da zona norte

Há 125 anos, a missão da Associação Rural de Pelotas (ARP) é promover o desenvolvimento econômico e social da região sul, que historicamente tem suas bases na produção rural. A Expofeira, segunda maior feira agropecuária gaúcha, é pioneira no País e única a ser realizada há três séculos, resistindo a guerras e pandemias.

Desde a origem, a ARP é uma entidade sem fins lucrativos que se permeia em valores fundamentais para o bem coletivo. A diretoria da entidade é formada por voluntários que vivem do próprio trabalho, mas doam seus esforços em prol da coletividade. Na primeira edição da Expofeira, em 1899, o valor dos ingressos foi doado para a Santa Casa de Pelotas. Durante o período da Covid-19, o Parque Ildefonso Simões Lopes se tornou base de vacinação e, até hoje, é ponto de serviços de saúde e arrecadação para campanhas de alimentos.

A área onde o Parque está situado foi doada pela Prefeitura à Associação Rural na década de 1950. Ao longo dos últimos anos, a entidade vem estudando, com diálogo e transparência, meios de expandir o local, com dois grandes focos. O primeiro deles é otimizar recursos para continuar a missão social da ARP, garantindo a sustentabilidade das ações que tanto beneficiam a população. O segundo é promover uma interação rural e urbana entre todos os pelotenses. Afinal, a cidade cresceu para a mesma região onde a sede ocupa mais de 25 hectares, com predomínio de campo e muito potencial a ser explorado.

Através da construção coletiva entre os associados da ARP e a administração municipal, e a viabilidade dos investidores, chegou-se a este novo e importante projeto. A construção de um parque urbano aberto a toda população, com um lago de cinco mil metros quadrados, praças, ciclovias e complexos esportivos. Um espaço familiar e um refúgio natural no coração do bairro Três Vendas, epicentro do desenvolvimento comercial e com inúmeras possibilidades de investimentos.

A previsão é de que o novo bairro vai gerar centenas de empregos diretos e indiretos, e arrecadação de mais de R$ 4 milhões de IPTU para o Município todos os anos. A renda da transação será utilizada principalmente para restaurar a sede da ARP e os pavilhões da Expofeira, para atender melhor ao público, e viabilizar as inúmeras ações desenvolvidas pela entidade.

Além disso, o empreendimento fará uma verdadeira transformação na mobilidade urbana. Serão construídos três quilômetros de vias que vão interligar as principais avenidas da região: Fernando Osório, Salgado Filho, Dom Joaquim e República do Líbano. Uma mudança que vai facilitar os deslocamentos e escoar o fluxo de veículos, cada vez mais intenso no local.

"É importante esclarecer que o terreno pertence à Associação Rural há mais de 70 anos. Esse espaço que até então era fechado vai se tornar uma opção de lazer de acesso livre e trazer melhorias no trânsito. Para que este projeto de futuro se torne realidade, será preciso superar divergências que impossibilitam o progresso sustentável da região. O desejo coletivo de atrair investimentos e valorizar a cidade vai prevalecer mais uma vez. Pelotas merece", ressalta o presidente da ARP, Augusto Rassier.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Será que uma onda de investimentos públicos do governo Lula ocorrerá após a suspensão das restrições de gastos? Anterior

Será que uma onda de investimentos públicos do governo Lula ocorrerá após a suspensão das restrições de gastos?

Expectativa pelo Brasileirão 2024 já agita os torcedores Próximo

Expectativa pelo Brasileirão 2024 já agita os torcedores

Deixe seu comentário