Estilo Pet

Migração de bactérias pela uretra abre portas para infecções urinárias

Especialista alerta que alguns microrganismos que atingem cães e gatos também podem trazer riscos à saúde humana

Foto: Pexels - Bactérias responsáveis pela infecção geralmente fazem parte da flora bacteriana intestinal

Infecções bacterianas do trato urinário (ITUs) em cães e gatos são bem frequentes. Podem ser ocasionadas por diferentes bactérias, sendo as Gram-negativas responsáveis por 75% dos casos, com maior destaque para a Escherichia coli (E. coli). "A enfermidade acomete tanto machos quanto fêmeas e podem ser mais frequentes nos pets acima dos cinco anos de vida", explica o médico veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal.

"O trato urinário é um ambiente estéril e a doença geralmente ocorre pela migração de bactérias presentes na microbiota intestinal por meio da porção distal da uretra. Estas bactérias irão colonizar toda a extensão da uretra, chegando até a bexiga, ureteres e rins", completa Jaime Dias.

As bactérias responsáveis pela infecção geralmente fazem parte da flora bacteriana intestinal. A migração destes microrganismos ocorre pelo desequilíbrio da microflora da porção distal da uretra, que tem papel importante como barreira natural no controle da infecção, além da queda de propriedades antimicrobianas da urina, na imunidade local e sistêmica. Todos esses são mecanismos de defesas naturais que evitam as infecções.

Jaime Dias destaca que "outros fatores podem estar associados à infecção urinária em cães e gatos, como a formação de cálculos, alterações anatômicas no estreitamento da uretra e algumas doenças, como diabetes e obesidade, além da baixa frequência de atividade física, alimentação inadequada e uso prolongado de corticoides". Apatia, dor, aumento na frequência urinária, redução no volume urinário, odor intenso e até a presença de sangue são alguns sintomas que podem ser observados nos animais acometidos.

Para o tratamento das infecções, principalmente às associadas à E. coli, a amoxicilina é um dos antimicrobianos de destaque. Ele indica um medicamento que combina a amoxicilina ao ácido clavulânico em comprimidos altamente palatáveis para facilitar a administração. "Por mais que seja uma solução muito eficiente, é extremamente importante que o médico veterinário seja consultado para avaliação do quadro clínico, diagnóstico e posterior indicação do melhor tratamento de acordo com o quadro do animal", ressalta o veterinário.

A Escherichia coli possui elevado potencial zoonótico, podendo ser transmitida dos animais aos seres humanos, ressaltando a importância do papel do médico veterinário na prevenção e tratamento das ITUs em cães e gatos e sua importante contribuição para a saúde pública.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Líder yanomami Davi Kopenawa pede a Papa que apoie retirada de garimpo Anterior

Líder yanomami Davi Kopenawa pede a Papa que apoie retirada de garimpo

Dia do Obstetra: a importância do profissional durante uma gestação Próximo

Dia do Obstetra: a importância do profissional durante uma gestação

Deixe seu comentário