Comunidade na Cohab Tablada realiza a 33ª edição da via-sacra encenada

Grupo de jovens da Igreja Católica Eclesial Trindade é responsável pela reconstituição dos últimos momentos de Jesus Cristo

Foto: Volmer Perez - DP - Uilen é um dos jovens que coordenam a apresentação

A turma de jovens da Comunidade Católica Eclesial da Trindade, da paróquia da Cohab Tablada - Três Vendas, reserva a noite desta sexta-feira (29) para realizar a 33ª edição da via-sacra encenada. A encenação é tradicionalmente organizada pela comunidade desde 1991, em todas as Sexta-Feiras Santas. A apresentação retrata os últimos momentos da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo. A via-sacra tem o intuito de resgatar a memória do sofrimento de Cristo, sendo uma jornada espiritual que proporciona aos fiéis uma imersão no amor e na misericórdia de Deus manifestados no que Cristo passou e viveu.

O evento irá percorrer pelas ruas da Cohab Tablada, saindo da Escola Dr. Antônio Leivas Leite, na rua Leopoldo de Souza, entre Duque Estrada e avenida Coronel Thomás Flores, às 19h30min. Em seguida, a caminho feito incluirá a avenida Coronel Thomás Flores, no sentido bairro/Centro, chegando à rua Coronel Augusto de Carvalho, e logo à avenida Visconde de Pelotas. O fim do evento será na própria paróquia, onde haverá o encerramento da encenação e também um momento especial de oração. Além da via-sacra, o espetáculo conta com o incremento de dois grupos musicais: da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, do bairro Porto, durante a caminhada; e do Ministério Eterna Aliança, na finalização do evento. O encerramento está previsto para às 21h30min.

A via-sacra

Ocorrendo há mais de 30 anos, a via-sacra da Comunidade Católica da Trindade foi fundada por Seu Colmar e dona Vera, ambos já falecidos e ex-integrantes da comunidade, que coordenaram as atividades durante muitos anos. Com o tempo, a procissão foi ganhando força no bairro e tornando-se mais ampla, com advento da encenação e atribuição de novos figurinos e artefatos característicos de personagens que fizeram parte das últimas horas de Cristo. Hoje, o evento fica sob responsabilidade do atual grupo de jovens que fazem parte da igreja, totalizando cerca de 40 atores. Ao todo, entre atores, grupos de música e pessoas envolvidas na organização do espetáculo, há a participação de quase 70 pessoas. "Com o tempo, conseguimos um modelo de cruz mais leve e também mais grossa. Fizemos palco, cenário… E nesse ano também teremos algo novo", conta Uilen Affonso, de 32 anos, que coordena, junto com Henrique Liven, a releitura do caminho de Cristo até o calvário.

Preparação

Sempre que inicia o período de quaresma, o grupo de jovens da igreja começa os preparativos para a via-sacra. No total, são feitos quatro ou cinco ensaios, em todos os finais de semana, até a Sexta-Feira Santa. "Há uma troca dos atores conforme a Juventude da nossa comunidade renova também. O grupo jovem muda, os atores também mudam. Alguns são mais velhos, outros são mais novos. Há uma mescla daquela galera que já foi grupo jovem e quem está entrando", disse Uilen. O coordenador, por exemplo, já passou por todas as etapas do espetáculo anteriormente.

Papel de evangelização

Para Uilen, a encenação da via-sacra é um momento de colocar a face de cada um dos jovens na rua, na forma de um rosto presente de Cristo para as pessoas. "Isso é para que Ele consiga, através de nós, que somos veículos de evangelização para as outras pessoas, fazer um caminho facilitador do Cristo também", explica. "A gente já teve diversas pessoas que vieram fazer parte do grupo porque viram em algum outro ano, queriam estar aqui, e vieram a participar da comunidade. É uma ideia de evangelizar mostrando um pouco do grande amor de Cristo por cada um de nós".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotas registra 91 casos confirmados de dengue Anterior

Pelotas registra 91 casos confirmados de dengue

Próximo da retirada dos incentivos fiscais, entidades voltam a atrás e apoiam o aumento da alíquota de ICMS Próximo

Próximo da retirada dos incentivos fiscais, entidades voltam a atrás e apoiam o aumento da alíquota de ICMS

Deixe seu comentário