Imunizante

Campanha de Vacinação contra a gripe inicia em Pelotas

Com o adiamento em um dia por conta da falta de energia elétrica, a ação tem a primeira semana de imunização para idosos, crianças de até seis anos, gestantes e outros

Foto: Volmer Perez - DP - Primeiro dia teve procura significativa em algumas unidades

Começou na manhã desta terça-feira (26), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Pelotas, a Campanha de Vacinação contra a Influenza, o vírus da gripe. A ação de imunização na cidade teve o adiamento de um dia em comparação aos outros municípios do Estado, por conta do temporal da madrugada de quinta-feira (21), que deixou diversos pontos sem energia elétrica, incluindo alguns serviços de saúde. Isso impediu o armazenamento seguro das vacinas, sendo elas acopladas em local com temperatura adequada, e redistribuídas posteriormente às unidades, para a abertura da campanha. Além das UBSs, a Casa da Vacina e o Ambulatório da Universidade Católica também estão aplicando as doses, este último com horário estendido até 20h.

Durante esta primeira semana, a aplicação de vacinas será direcionada a crianças de seis meses a seis anos de idade, gestantes, puérperas, populações indígenas, quilombolas e idosos a partir dos 60 anos. Em seguida, de 1º a 5 de abril, trabalhadores das áreas de Saúde e Educação, pessoas em situação de rua, portadores de doenças crônicas, pessoas com deficiências, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que cumprem medida socioeducativa e indivíduos privados de liberdade, serão imunizados. Ainda sem data definida, na terceira série de aplicação, terá a inclusão dos trabalhadores das forças de segurança, caminhoneiros e trabalhadores portuários. A data para vacinação desses grupos dependerá do recebimento de novas remessas da vacina.

No bairro Três Vendas, por exemplo, a UBS Salgado Filho abriu, no começo da tarde desta terça, recebendo um público que buscava a imunização. As amigas Geni Canez e Claudete Simone, de 74 e 80 anos, respectivamente, estavam passando pela região de ônibus e decidiram passar pela unidade para fazer a vacina. "Eu sempre me vacino. Dou toda a importância. Desde que eu nasci, já tinha o combate das doenças através da vacina. Então, eu acho que é um benefício que a gente tem de graça para não contrair doenças", declarou. Como costumam viajar pelo País, as idosas revelam que independentemente do local onde estejam, sempre procuram uma unidade de saúde para se imunizar. "Eu sou de Santos-SP, fico um pouco aqui e um pouco lá. Não deixo de tomar vacina. Em Santos, a gente toma até no Shopping. Onde tiver, eu tomo", sublinha Claudete.

Na mesma unidade, Noedi Rodrigues, de 80 anos, ficou sabendo da campanha pela televisão e não pensou duas vezes para ir ao postinho logo no primeiro dia de aplicação. "Sempre me vacino, todos os anos. Desde a primeira vez que tomei a vacina, nunca mais me gripei. Tem gente que não acredita na vacina, mas lá em casa todo mundo acredita", relatou a moradora da Cohab Tablada. Questionada sobre possíveis demoras, foi enfática ao dizer que a prestação do serviço estava fluindo bem até o momento. "Sempre uso essa unidade. O atendimento é muito bom e não está demorando, até que está rápido".

Adesão inicial anima

"Está começando movimentado, mas fluindo tranquilo, nada de filas. E a adesão está indo bem", disse o enfermeiro da UBS Salgado Filho, Stivenson Westendorff. Segundo ele, o acolhimento da vacinação nos postos diminui o risco de transtornos por tumulto na Casa da Vacina. "Acredito que a meta possa ser batida. A questão do tempo também influencia muito. Não estando muito frio ou não estando chovendo, fica mais fácil conseguir uma maior adesão da população".

O que levar

A Caderneta de Vacinação para avaliação da situação vacinal;

O documento de identidade; CPF e/ou Cartão SUS atualizados para o registro das vacinas realizadas;

Crianças devem levar obrigatoriamente a Caderneta de Vacinação e documento de identidade ou Certidão de Nascimento e CPF ou Cartão SUS.

- Pelotenses podem se vacinar em qualquer unidade de saúde da cidade, sem dependência de bairro ou localidade. Os postos fazem a aplicação das 8h30 até às 16h.

Vacinação para pessoas acamadas

A Prefeitura Municipal informou que idosos da área central da cidade, não próximos à cobertura de equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), e acamados nessa mesma situação devem entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, Núcleo de Imunização, pelo telefone (53) 3284-7745, das 13h30min às 17h, para agendar a vacinação. Os demais devem procurar a unidade de referência de ESF.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sanep promove blitz voltada à educação ambiental Anterior

Sanep promove blitz voltada à educação ambiental

Motoristas por aplicativo protestam em Pelotas Próximo

Motoristas por aplicativo protestam em Pelotas

Deixe seu comentário