Bola oval

Rugby: Antiqua disputará torneio de acesso à elite nacional masculina

Time pelotense já estreou no Campeonato Gaúcho e se prepara de olho em competição que vale vaga no Super 12

Foto: Divulgação - Antiqua - Estreia no Estadual teve o Nicolau Fico como palco, no último sábado

O Antiqua, de Pelotas, disputará pela segunda temporada consecutiva o torneio de acesso à elite nacional masculina de Rugby XV – versão da modalidade com 15 atletas. A edição 2024 começa em maio e é dividida em três competições paralelas regionalizadas, com quatro clubes cada.

Os representantes pelotenses compõem a Taça Sul ao lado de Centauros, de Estrela; Colonos, de Marau; e SJB, de São João Batista (SC). Os dois primeiros colocados após duelos de todos contra todos avançam para o chamado Qualificatório do Super 12. Os dois últimos classificados de cada grupo do Super 12 também entrarão nessa “repescagem”.

A estreia do Antiqua na competição nacional será fora de casa, no dia 25 de maio, em Estrela, diante do Centauros. Em 22 de junho, no estádio Nicolau Fico, a equipe pelotense receberá o Colonos. No mês seguinte (27 de julho), o adversário é o SJB. Nas outras duas chaves do torneio de acesso aparecem clubes de Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Estadual

O calendário do Antiqua em 2024 também tem a primeira divisão do Campeonato Gaúcho de Rugby XV. O time estreou no sábado passado com derrota por 34 a 12 para o Charrua, de Porto Alegre, no Nicolau Fico. O rival da rodada de abertura disputa o Super 12, elite nacional da modalidade.

O próximo compromisso do Antiqua pelo Estadual está marcado para o dia 13 de julho, diante do Centauros, em Pelotas. O treinador do time adulto masculino dos pelotenses nesta temporada é Vinicius Rezende.

Perspectiva

Capitão do Antiqua, Igor André garante ao DP que o principal objetivo do ano é o campeonato nacional. “Apesar da derrota, nosso primeiro jogo do ano permite termos otimismo para a continuidade das atividades”, avalia o atleta a respeito da partida contra o Charrua.

Para o jogador, atuar duas vezes em Pelotas no torneio de acesso nacional pode fazer a diferença. E enquanto a equipe adulta busca projeção no cenário nacional, os envolvidos no Antiqua fortalecem os projetos de categorias de base Ninhos do Rugby e Vem Ser Rugby. A meta é continuar estimulando a cultura do esporte na cidade. “Sediar jogos com certeza vai contribuir para isso”, afirma Igor André.

Integrantes das iniciativas do rugby pelotense, que têm parceria da Esef/UFPel, as jovens Emily Ribeiro e Samily Duarte foram convocadas mais uma vez para um camp das Yarinhas – apelido da seleção brasileira juvenil da modalidade. Elas treinam entre esta quarta-feira e sábado em São José dos Campos (SP) com o time sub-17 do Brasil ao lado de outras 23 jogadoras.

O rugby

Praticado desde meados do século XIX, o rugby tem origem na Inglaterra. O objetivo é levar a bola oval até a linha de fundo do campo rival, encostando-a no chão para concretizar o try (pontuação máxima), que vale cinco pontos, antes de tentar o ponto extra por meio de um chute no gol, cujo formato lembra a letra H.

São permitidos passes apenas para o lado ou para trás, e a defesa busca derrubar o adversário segurando o jogador que possui a bola – o que se chama de tackle. No Sevens, jogam sete atletas em cada time e os dois tempos duram sete minutos. No Rugby XV, são 15 jogadores e cada metade da partida demora 40 minutos.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Pelotense é convocada para Ibero-Americano de Atletismo Anterior

Pelotense é convocada para Ibero-Americano de Atletismo

JP Bardales não é mais jogador do Brasil Próximo

JP Bardales não é mais jogador do Brasil

Deixe seu comentário