Alto nível

Pelotense é convocada para Ibero-Americano de Atletismo

Luisa Giampaoli aparece em lista de 90 atletas que participarão do evento em Cuiabá (MT) com a presença de representantes de mais de 20 países

Foto: Foco Radical - Competição acontecerá entre os dias 10 e 12 de maio

A pelotense Luisa Giampaoli, 29 anos, foi convocada na segunda-feira (15) pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para participar do Campeonato Ibero-Americano de Atletismo. A competição acontecerá em Cuiabá (MT) entre os dias 10 e 12 de maio com a presença de representantes de mais de 20 países.

A atleta da Associação Noroeste Runners é treinada por Leonardo Ribas e integra a lista de dez fundistas e meio-fundistas da seleção brasileira feminina, que contará no total com 45 nomes. Na capital mato-grossense, Luisa Giampaoli vai correr a distância de três mil metros rasos. A outra brasileira na categoria é Mirelle Leite, bicampeã sul-americana sub-23.

“Estou muito feliz pela convocação. Acredito que Deus está honrando tanto tempo de dedicação, comprometimento e amor pelo esporte. Mesmo com tantas dificuldades de patrocínio, o que não me possibilita participar de provas que são muito importantes para o meu desenvolvimento, eu sigo em frente persistindo por dias melhores”, diz Luisa ao Diário Popular.

Protagonista frequente de pautas no DP, ela chegou, por exemplo, em 17º lugar na categoria elite A da última edição da São Silvestre, principal corrida de rua da América Latina, em São Paulo. Luisa terminou entre as dez melhores brasileiras da prova e registrou o menor tempo (58min32s) de conclusão do percurso, somando apenas as atletas gaúchas.

Relevância

O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo é considerado o principal evento da modalidade a acontecer no Brasil não apenas em 2024, mas na última década. Até o início desta semana, mais de 450 atletas já estavam inscritos. Eles representam países do continente americano ou europeu em que a língua predominante é o português ou o espanhol.

Com organização da Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA), a competição ainda terá a presença de atletas de Andorra e de nações da África nas quais o idioma oficial é o português ou o espanhol. A primeira edição da prova foi em 1983, em Barcelona, na Espanha.

“Esta seleção reúne atletas olímpicos, medalhistas em mundiais e universidades e os que participam de um Ibero pela primeira vez, o que mostra a força de nosso atletismo”, disse o presidente do Conselho de Administração da CBAt, Wlamir Motta Campos, no anúncio da convocação. O evento terá transmissão do Canal Olímpico do Brasil via YouTube.

Países com representantes confirmados

Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Equador, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Panamá, Porto Rico, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, México, Angola, Cabo Verde, Espanha e Portugal

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Robinho é reapresentado no Bento Freitas: Anterior

Robinho é reapresentado no Bento Freitas: "Nunca abro mão do meu estilo de jogo"

Rugby: Antiqua disputará torneio de acesso à elite nacional masculina Próximo

Rugby: Antiqua disputará torneio de acesso à elite nacional masculina

Deixe seu comentário