Turfe

Olimac faz história e vence o GP Princesa do Sul

Joqueta Josiane Marques se torna a segunda mulher a ganhar a prova; treinador João Ribeiro conquista o tricampeonato

Foto: Volmer Perez - DP - Josiane, 24 anos, guiou Olimac a uma ultrapassagem decisiva nos metros finais

A 86ª edição do Grande Prêmio Princesa do Sul entrou para a história do Jockey Club de Pelotas ao consagrar trajetórias incríveis. Ao cruzar o disco de chegada em primeiro lugar, Olimac, do Stud Kategoria, garantiu neste domingo (14) não apenas o primeiro título do clássico para a família Madruga, mas também tornou Josiane Marques a segunda mulher a vencer a corrida e deu o terceiro título ao treinador João Ribeiro.

"O que aconteceu hoje [domingo] é fruto de um trabalho cuidadoso feito com a nossa veterinária Cristina Zambrano. Viemos de menor a maior com ele, o João veio lidando nele com calma até vencer a prova preparatória, então acredito que deu a lógica", disse o proprietário Léo Madruga.

Dentro da pista, Olimac não teve vida fácil, mas soube se impor. Após tomar a frente na largada, administrou a liderança mantendo um corpo de vantagem para C'est Possible, de Fabiano Marimon, montado por Marcos Ribeiro, e Olympic Justin, do Stud Happy Again, com Antony Renan. Porém, nos 500 metros Olympic Justin tomou a frente e abriu impressionantes três corpos.

Olimac é do Stud Kategoria. Foto: Volmer Perez - DP


Nesse momento, Olimac, com condução de Josiane Marques, voltou à carga e partiu para cima do ponteiro. Tirou a diferença e ultrapassou nos últimos metros para vencer o 86º GP Princesa do Sul e fazer o público explodir em gritos nas arquibancadas. "Tive um prejuízo na curva, quando tive que tirar para fora e o Olympic Justin passou, mas o potro é muito bom e não se entregou, reagiu e passou. Ele é um belíssimo animal", contou Josiane.

Histórias de consagração

Profissionalizada há três anos e montando há apenas cinco, a joqueta de 24 anos, natural de Carazinho, escreveu seu nome na história do turfe gaúcho ao se tornar a segunda mulher a disputar e vencer o GP Princesa do Sul. 

"É um sonho viver isso e também passa a ser uma grande responsabilidade, pois há 24 anos uma mulher não conseguia essa façanha", disse Josiane, que no páreo anterior recebeu homenagem do Jockey Club ao lado de ninguém menos do que Janaína Isabel Baptista, a primeira campeã do Princesa do Sul. Além do clássico, Josiane ganhou outras duas corridas no domingo.

Quem também garantiu um espaço especial no hall da fama do Jockey Club de Pelotas foi o treinador João Ribeiro, que conquistou seu terceiro Princesa do Sul - em 2017 e 2018 foi campeão com Let Me Free. "Esse tri veio com muita emoção, pois achei que ele não ia conseguir se recuperar depois de ser ultrapassado, mas ele veio para cima e matou o outro cavalo. E a joqueta teve uma condução primorosa, de muita categoria", afirmou.

Público marcou presença no Jockey Club para a 86ª edição da tradicional prova. Foto: Volmer Perez - DP


Outros campeões do dia

O domingo de corridas teve ainda outros dois clássicos: o GP Prefeitura de Pelotas e o GP Jockey Club do RS (GP Milha). O primeiro, conhecido do público como GP Velocidade, foi vencido por Dance With Me, também do Stud Kategoria, montado por Kauã Gonçalves e também treinado por J. Ribeiro. 

A Milha teve como vencedor Don Angelo, do Stud Pedalada, treinado por Adriano Petrechel e montado por Marcos Ribeiro. "Mesmo com a raia pesada e mesmo com chuva e vento foi uma festa muito bacana, que me faz pretender voltar a montar aqui em Pelotas", disse M. Ribeiro, que agora tem como principal objetivo defender o título no GP São Paulo, em maio.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grêmio abre campanha com derrota por 2 a 1 para o Vasco Anterior

Grêmio abre campanha com derrota por 2 a 1 para o Vasco

Xavante anuncia a renovação de contrato com Robinho Santos Próximo

Xavante anuncia a renovação de contrato com Robinho Santos

Deixe seu comentário