O CEDRO ESTAVA PRESENTE!

Os descendentes de Jorge e Dalila Mereb Curi Hallal, primeiros libaneses a aportarem em Pelotas entre os anos de 1900 a 1915, reuniram-se em almoço da Família Curi Hallal, no Parque Tênis Clube. Foram cerca de 130 participantes (foto), reunindo integrantes de suas cinco gerações. Os saborosos quitutes da culinária árabe, preparados pelo Padilha, agradaram aos mais exigentes paladares. E apetites. Presenças em destaque dos irmãos (foto) Samir (89 anos), Laila (86), Nadir (84) e Pedro (81), além do descendente mais jovem, Bento Schramm Coelho, com 11 meses e tetraneto de Jorge e Dalila. Abraços, risos, emoções, lágrimas e uma fraterna convivência, fortalecida pelas raízes do cedro do Líbano.

ENTENDA

Em sua recente visita a Pelotas, o presidente nacional do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Leandro Grassi, recebeu projeto para tombamento do Passo dos Negros, na Chácara da Brigada. A proposta é do Museu do Percurso Negro de Pelotas, com apoio da Frente Parlamentar em Defesa da Tradição de Matriz Africana, na Câmara de Pelotas, presidida pelo vereador Paulo Coitinho (Cidadania). Tem o apoio de ativistas, historiadores e agentes culturais. A área é de propriedade da União e o tombamento tem que ser federal. Na foto, Gilmar Pinheiro, Leandro Grassi e Luiz Carlos Mattozo.

Começam nesta segunda-feira as comemorações dos dez anos de inauguração e funcionamento do Centro de Atendimento ao Autista Dr. Danilo Rolim de Moura e a 11ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo. Programação intensa, variada e inclusiva vai até domingo, 7 de abril. A denominação do Centro com o nome do médico pediatra Danilo Rolim de Moura (foto), homenageia um dos principais incentivadores e precursores para a importância e conscientização e orientações do Autismo. O tema é Valorize as capacidades e respeite os limites.

MICROFONE

Entra no ar às 6h desta segunda-feira, dia 1º de abril, a programação da Rádio Câmara, vinculada à Rede Câmara de Pelotas. Filiada à Rede Legislativa de Rádio e Televisão Digital, em Brasília. Sintonia em 90.7 FM. A coordenação é do jornalista Carlos Gadret, com cinco profissionais e supervisão da jornalista Andréia Castro, chefe da Imprensa da Câmara.

MICROFONE II

A programação tem o slogan inovação, cidadania e prestação de serviço. Seu funcionamento será diário, nas 24h. As sessões e audiências terão transmissões ao vivo, além de programas musicais, jornalísticos, esportivos, comunitários e da Rede Legislativa.

CHEFES

Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul), entidade representativa dos prefeitos da região, tem 23 membros. Com sede em Pelotas, o município mais distante é Chuí e o mais próximo, Capão do Leão.

TAMBÉM

A legislação eleitoral vigente também atinge os prefeitos. Com o fim do Democratas (DEM) e a criação do União Brasil (UB) houve a migração natural, sem risco de perda dos mandatos. A eleição de outubro tem sua janela eleitoral fechada em 6 de abril.

IDEOLOGIAS

No grupo dos 23 prefeitos (21) e prefeitas (2), oito são do MDB; seis do PP; quatro do União Brasil; dois do PSDB; dois do PDT e um do PT. As prefeitas são Fabiany Zogbi (UB), de São José do Norte, e Paula Mascarenhas (PSDB), de Pelotas.

FORA

Chega de enrolação. Objetivo é informar quem irá concorrer à reeleição e quem não irá. Temos nove prefeitos reeleitos, que não podem concorrer. São: Moacir Otílio Alves (MDB), Pedro Osório; Paula Mascarenhas; Rudnei Harter (PDT), São Lourenço do Sul...

FORA II

Também não disputarão à reeleição pela mesma situação: Fabiany Roig, São José do Norte, Wellington Bacelo (MDB), Santa Vitória do Palmar; Marco Antônio Vasques (UB), Chuí; Douglas Silveira (PP), Cerrito; Vinicius Pegoraro (MDB), Canguçu, e Nataniel Val Candia (PDT), Amaral Ferrador.

DENTRO

Em condições de disputar um novo mandato estão Marcus Godoy de Aguiar (PSDB), Aceguá; Luiz Carlos Folador (MDB), Candiota; Vilmar Schmitt (PP), Capão do Leão; Rogério Lemos Cruz (MDB), Jaguarão; Rui Brizolara (UB), Morro Redondo.

DENTRO II

Mais prefeitos candidatos à reeleição: José Volnei Oliveira (PT), Pedras Altas; Ronaldo Madruga (PP), Pinheiro Machado; Márcio Porto (MDB), Piratini; Fábio Branco (MDB), Rio Grande; Garleno Alves (MDB), Santana da Boa Vista, e Ivan Scherdien (PP), Turuçu.

OPÇÃO

Por decisão pessoal, três prefeitos em condições de disputar um novo mandato não colocarão seus nomes à disposição do eleitorado. São: Rui Peter (UB), Arroio do Padre; Ivan Guevara (PP), Arroio Grande e Ildo Sallaberry (PP), Herval.

ESPECIAIS

Proposta pelo vereador Carlos Jr (PSD), Câmara de Pelotas realiza audiência pública nesta segunda-feira, 10h30min, para celebrar a 11ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista.


​​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Próximo

FAUNA

Deixe seu comentário