Encontro

Olivicultura é tema de reunião técnica na Cascata

Encontro será aberto ao público nesta quinta-feira, às 14h, no Olival Dom Feliciano, 5º distrito

Foto: Arquivo - Ascom - No ano passado, encontro buscou incentivar a expansão dos pomares

Pelotas conta com 15 hectares de área na zona rural cultivados com oliveiras em produção, além de mais dez hectares de pomares em formação. Nesta quinta-feira (11), Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Pelotas, Universidade Federal, Emater e Embrapa promovem reunião técnica sobre olivicultura, aberta ao público, a partir das 14h, no Olival Dom Feliciano, localizado no 5º distrito, Cascata.

Segundo os realizadores da reunião técnica, o objetivo é capacitar olivicultores da zona rural de Pelotas sobre a implantação de novos pomares e manejo inicial. A capacitação terá quatro horas, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura. 

Em fevereiro deste ano, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou, na reunião de apresentação do Levantamento Sistemático de Produção Agrícola do Município, que a produção local das oliveiras é de oito toneladas de azeitonas. O rendimento médio é de 500 quilos por hectare. 

Para lembrar, em novembro do ano passado, o município sediou o 5º Encontro Nacional de Olivicultura, que contou com a participação da prefeita Paula Mascarenhas, reiterando o compromisso da Prefeitura em incentivar a expansão do cultivo de oliveiras na zona rural local. A programação desenvolveu-se no Centro de Eventos, paralela ao 28º Congresso Brasileiro de Fruticultura, e teve presenças internacionais do Uruguai, México e Estados Unidos, além de técnicos, estudantes, pesquisadores, empresários e produtores gaúchos e de outros Estados brasileiros.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Trimestre é o melhor da série histórica em abertura de mercados para o agronegócio Anterior

Trimestre é o melhor da série histórica em abertura de mercados para o agronegócio

Especialistas traçam o cenário atual da safra de grãos na Zona Sul Próximo

Especialistas traçam o cenário atual da safra de grãos na Zona Sul

Deixe seu comentário