Acolhimento

MP de Rio Grande conta com sala especial para atendimento a mulheres vítimas de violência

A sala conta com um espaço para as crianças, uma TV onde são apresentados vídeos referentes ao tema da violência doméstica

Divulgação - Promotora de Justiça Valdirene Sanches Medeiros Jacobs é a idealizadora do projeto

Há pouco mais de um ano, o Ministério Público em Rio Grande conta com uma sala especial para o atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica na Comarca. Ao procurar a promotoria de Justiça, elas são recebidas na Sala Lilás, onde acontece o acolhimento e, verificadas as demandas, elas recebem orientações e encaminhamento a projetos em andamento na rede local, proporcionando acesso ao Centro de Referência, projetos sociais, qualificação para o trabalho e outros.

“A ideia de criar a sala Lilás surgiu no momento em que percebemos que essas mulheres vítimas de violência doméstica já tinham passado por situações tão difíceis na vida, situações traumáticas, estavam fragilizadas e mereciam um atendimento diferenciado”, conta a promotora de Justiça Valdirene Sanches Medeiros Jacobs, idealizadora do projeto. “Nós temos salas de audiências e reuniões aqui no prédio, mas entendemos que precisava ter um ambiente diferente para esse acolhimento, em que elas se sentissem mais à vontade para conversar sobre esse assunto, que já é tão delicado, que pudessem trazer os seus filhos, sem aquela aparência mais fria do serviço público”, completa ela.

A sala conta com um espaço para as crianças, uma TV onde são apresentados vídeos referentes ao tema da violência doméstica, maquiagens doadas por uma empresa local, que servem para elevar a autoestima dessas mulheres, em um ambiente informal. Além disso, é neste local que elas recebem orientações sobre os próximos passos dos processos.

“O objetivo da nossa sala é exatamente dar um apoio maior para essa vítima em todas as áreas, para que a decisão dela de sair de uma situação de violência possa ser firme e se mantenha, para que tenha uma vida melhor. Muitas mulheres que foram atendidas aqui e pela rede de atendimento em Rio Grande já disseram : 'eu estava no fundo do poço e consegui mudar radicalmente a minha perspectiva de vida, hoje eu consigo ser uma pessoa feliz’. Não tem preço isso. E é muito gratificante, como promotora de Justiça, saber que o MPRS proporcionou que eu ajudasse na mudança da vida dessas pessoas”, disse, por fim.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Policia Civil e Receita Federal apreendem grande quantidade de maconha Anterior

Policia Civil e Receita Federal apreendem grande quantidade de maconha

Estreia nesta quarta o primeiro episódio do Podcast Connex 2024 Próximo

Estreia nesta quarta o primeiro episódio do Podcast Connex 2024

Deixe seu comentário