Delícias

Inspirações gastronômicas buscam dar mais sabor à Páscoa

Chefs compartilharam com o DP dicas e receitas para o preparo do peixe e sobremesas com chocolate

Foto: Divulgação - DP - Salmão pede companhamentos mais suaves

Tradicionalmente, o feriadão da Páscoa traz sabores bem definidos: enquanto os frutos do mar costumam brilhar nas refeições da Sexta Feira Santa, os chocolates adoçam o resto do final de semana. À pedido do Diário Popular, dois chefs e professores do Senac Pelotas compartilharam dicas e receitas para experimentar nos próximos dias.

Para o preparo do peixe, o chef Bryan Chaplin garante que a chave é o equilíbrio. Carnes com sabor mais forte, como o salmão, pedem acompanhamentos mais suaves, como molhos cítricos, saladas e risotos. "Risoto de alho poró ou de abobrinha, por exemplo. Também pode ser acompanhado de preparos com fruta, como figos frescos, e saladas de folhas que não sejam à base de vinagre", sugere.

Já peixes de carne branca, como linguado, pescada, merluza e panga, combinam com guarnições mais fortes. "A gente pode usar batata, que todo mundo vai aprovar. Mas também podemos brincar com pimentões, dando privilégio ao vermelho e amarelo, que são mais adocicados", observa. Para o preparo, Chaplin ainda traz outra dica. "Depois de temperar, é bom passar levemente na farinha de trigo, sem excesso, para que se consiga grelhar sem ele grudar e se quebrar", diz.

E a sobremesa?

Na época mais doce do ano, não dá para falar em doce sem pensar em chocolate. E, nessa hora, vale usar a criatividade, conforme indica a chef Raquel Marasca. "Muitas vezes sobram pedaços de chocolate que podem compor uma massa de bolo, petit gateau ou até um brownie", observa. A chef acrescenta que transformar esse chocolate em ganache também é uma boa sacada que, feita com um pouquinho de mel, serve como um bom acompanhamento para sorvetes. Para acompanhar os chocolates, dos mais amargos aos brancos, Raquel sugere algumas opções. "Para mim, uma combinação perfeita é chocolate com laranja, podendo usar uma essência ou as raspas da mesma. Combina tanto com o chocolate ao leite como o meio amargo. Já com o chocolate branco, gosto mais de usar castanhas, frutas secas e passas de uva", complementa.

Confira as dicas dos chefs:

Salmão ao molho de laranja

Ingredientes:
600g de filé de salmão
5 unidades de laranja para suco
60g de mel
Uma cebola
Um alho poró
250g de manteiga
Um limão siciliano
300g de creme de leite fresco
Gengibre, sal, pimenta e óleo

Passo a passo:
No fogo, leve para reduzir o suco das laranjas com mel e gengibre, e depois reserve. Corte em cubinhos a cebola e o alho poró, frite em 30g de manteiga até dourar. Coloque a redução, adicione o creme de leite já aquecido, tempere com sal e pimenta e reserve. Porcione o salmão em três partes, tempere novamente com sal e pimenta, frite em óleo. No final da cocção, retire o óleo, coloque 100g de manteiga e o tomilho, e deixe até o ponto desejado. Corte o limão em gomos, doure e reserve. Sirva o filé e decore com limão.

Charlote de chocolate

Ingredientes:
1 pct de bolacha fura bolo
150g de chocolate em barra meio amargo
150g de creme de leite
1 cx de leite condensado
200g de ricota peneirada
10g de gelatina sem sabor
60g de água
80g de cacau em pó
Raspas de chocolate para decorar

Passo a passo:
No fogo, faça a ganache misturando o chocolate picado com o creme de leite sem deixar ferver e reserve. Hidrate a gelatina com a água fria e deixe descascar. Misture no liquidificador a ricota, o cacau em pó e o leite condensado e reserve. No microondas, aqueça a gelatina por 10 segundos até dissolver e junte ao creme. Em seguida, leve para gelar para adquirir consistência. Com ajuda de um arco, posicione os biscoitos nas laterais e fundo do arco. Adicione o creme de chocolate com a ricota e finalize com a ganache e as raspas de chocolate.

Receita bônus:

Ganache para calda

100g de chocolate de sua preferência
15g de mel
200g de creme de leite
É só misturar tudo e levar ao microondas de 15 em 15 segundos até derreter (sempre mexendo para tudo se misturar)​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Na Páscoa, alerta é para adoção e compra consciente de coelhos Anterior

Na Páscoa, alerta é para adoção e compra consciente de coelhos

Pelotas registra 91 casos confirmados de dengue Próximo

Pelotas registra 91 casos confirmados de dengue

Deixe seu comentário