Novos projetos chegando

O Banco Madre Tereza de Calcutá inicia etapa de crescimento e ampliação de seus serviços à comunidade pelotense. Ao receber, em doação, através sua proprietária Flora Barcelos, o prédio na rua Andrade Neves, 2.433 (foto), para ações junto aos necessitados, começam a ser estruturados o Banco de Saúde e o Mercado de Imóveis, na futura Casa do Tesouro de Calcutá. As chaves do prédio foram entregues (foto) ao diretor da Construtora Zabaleta, Maurício Zabaleta, para as avaliações das reformas que precisam ser feitas, trabalho iniciado ontem. A Zabaleta será a empresa âncora do projeto e parceiros serão buscados.

Doado pelo Rotary Clube Pelotas Oeste e Rotary Club Alpharetta, na Geórgia, Estados Unidos, o Bisturi Eletrocirúrgico já está integrado aos equipamentos da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas. Trata-se do mais moderno equipamento em tecnologia digital para diversos procedimentos, com os recursos obtidos junto à Fundação Rotária e investimento na ordem de 30 mil dólares. A entrega ocorreu ontem pela manhã. Na foto, o vice-prefeito Idemar Barz (PSDB), Robert Daniel Koncerat, do Rotary Alpharetta, o engenheiro Clínico da Sulmed, Henrique Sedrez, o provedor da Santa Casa, Angelo Silva, o presidente do Rotary Oeste, Renato Oliveira e o governador 2024/2025 do Distrito 4680 do Rotary, Sidnei Conrad.

ESPECULAÇÕES
Comentários de ontem em Pelotas. Reuniões em Porto Alegre indicariam a quase definição da candidatura do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB) a prefeito, tendo a jornalista Maíra Lessa (UB) como vice.

SURPRESO
Em Brasília, no início da tarde, Trzeciak (PSDB) conversou com o Espeto. Disse não saber de reunião realizada e que hoje o PSDB e ele vivem uma situação delicada, com muitas especulações sobre candidaturas em outubro.

POSIÇÃO
O parlamentar reafirma que hoje, o pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Pelotas é Fernando Estima. Também comenta a busca de apoios em outros partidos e afirma: “Uma das questões é se o grupo está unido ou parece estar unido”.

MAGNIFICÊNCIA
Na Assembleia Geral Extraordinária realizada ontem à tarde, pela Adufpel, no segundo item da pauta, as eleições para reitora e vice-reitor. Docentes fizeram a indicação dos membros para a Comissão Eleitoral e Junta Eleitoral para o processo de consulta à comunidade universitária para escolha de reitora e vice-reitor, gestão 2025/2028.

REPERCUSSÃO
Segue repercutindo, em Rio Grande, as cassações dos títulos de Doutor Honoris Causa, pela Furg, ao Almirante Maximiniano Fonseca, ao General Emílio Garrastazu Médici e ao General Golbery do Couto e Silva.

POSIÇÃO
Em notas de repúdio, tanto a Câmara de Comércio como a Câmara de Dirigentes Lojistas, criticam a decisão tomada, lembrando as ações positivas dos três militares em prol da cidade e da região. Pedem as cassações dos títulos sejam revogadas.

FAMÍLIA
Com data de 9 de abril, foi escrita no Rio de Janeiro, uma carta dirigida ao reitor da Furg, Danilo Giroldo. Em sete parágrafos, o documento assinado por Golbery do Couto e Silva Neto, familiar do General Golbery, nascido em Rio Grande.

DESABAFO
O texto é forte, duro e crítico. Alguns dos termos usados por Golbery Neto são: assombrosa perplexidade, ato de ingratidão, falta de consciência histórica, motivações e irresponsabilidade ideológicas, movimentos stalinistas extremados, tétrica atitude e vergonha.
RECADO
No penúltimo parágrafo está escrito: “Como neto, não me deixo abater por essa tétrica atitude, pois como honrosamente trago em meu nome toda a carga histórica de meu avô, não deixei de estudar com afinco sobre minha ancestralidade”.

RECADO II
Segue e finaliza Golbery Neto: “Por isso posso andar de cabeça erguida, tendo a paz no coração por saber que Golbery do Couto e Silva fez muito mais do que se possa imaginar, não só por Rio Grande como pelo nosso Brasil”.

MUDANÇA
Confirmada a desativação da Fábrica de Adubos Supremo, vinculada ao Grupo Joaquim Oliveira, em Pelotas, junto ao Arroio Pelotas, perto das pontes para o Laranjal. Vai para o distrito industrial em Rio Grande. Vereador Cristiano Silva (UB) deve falar sobre o tema hoje na Câmara.

TRABALHO
Nos últimos cinco anos, Robert Daniel Koncerat, integrante do Rotary Club de Alpharetta, na Geórgia, Estados Unidos, esteve em Pelotas 15 vezes. Junto com os membros do Rotary Club Pelotas Oeste, foi o grande indutor do projeto para a nova sede da Associação de Pais e Amigos de Down de Pelotas.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

MAIS

Próximo

PRESENÇA

Deixe seu comentário