Laços de fronteira

Reunião da Bancada Gaúcha na Câmara dos Deputados e Senado Federal com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin(PSB/foto) aponta indicativo favorável para a construção da Rodovia Transcampesina. Ela ligará os municípios com fronteira com o Uruguai e Zona Sul (Aceguá, Hulha Negra, Candiota, Pedras Altas e Herval), numa extensão de 150 quilômetros. Os recursos seriam buscados junto ao Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem). Nos parlamentares presentes, os deputados federais vinculados com a Zona Sul, Afonso Hamm (PP), Alexandre Lindenmeyer (PT) e Daniel Trzeciak (PSDB), por ordem alfabética para evitar ciumeiras de citações.

Entenda
Enquanto os partidos políticos estão na fase de pré-candidaturas para as eleições de outubro, a Justiça Eleitoral está com seu time formado. Em Pelotas, as três zonas eleitorais terão como titulares (foto) o Juiz Eleitoral Régis Adriano Vanzin (60ª), Alessandra Couto de Oliveira (164ª) e Maria Aline Vieira Fonseca (34ª). O trio participou, segunda passada, em Porto Alegre, do Encontro Estadual para Preparação às Eleições Municipais 2024, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TER). Que tenham um bom trabalho.

ÁREA
No complemento do tópico Entenda, com a apresentação dos três Juízes Eleitorais de Pelotas. Além do Município sede, ficam na jurisdição Capão do Leão, Morro Redondo, Arroio do Padre e Turuçu.

COMPETÊNCIAS
Sob a responsabilidade da 34ª Zona Eleitoral estarão a Propaganda Eleitoral, Representações, Reclamações e Pedidos de Direito de Resposta. Também o Poder de Polícia, Sistema Pardal, Horário Eleitoral Gratuito e Plano de Mídia.

COMPETÊNCIAS II
Na 60ª Zona, estão o Registro de Candidaturas, Impugnações, Notícias de Inelegibilidade, Pesquisas e Testes Pré-Eleitorais. Também AIJEs e AIMEs, RPs Específicas ou Especiais, de acordo com os artigos 30-A, 41-A, 73, 74, 75 e 77 da Lei nº 9504/97.

COMPETÊNCIAS III
Na 164ª Zona, estará a Totalização dos Resultados, Diplomação dos Eleitos, de acordo com o artigo 40, Parágrafo Único do Código Eleitoral, Recebimento de RCED e Prestação de Contas de Campanha.

MAGNIFICÊNCIA
Com a definição dos nomes, ainda não divulgados, que representarão a Associação dos Docentes na comissão que coordenará à consulta para eleição da reitora e vice-reitor, cabe a pergunta: os nomes da Associação dos Servidores e do Diretório Central de Estudantes, já estão indicados?

Declaração:
"A maldade bebe a maior parte do veneno que produz".

AÉREO
Boas possibilidades de aumento na frequência de voos no Aeroporto Internacional João Simões Lopes Neto, em Pelotas. Empresas demonstram interesse mas, hoje, a expansão esbarra em posição da CCR Aeroportos, no quesito segurança, envolvendo nova viatura para os bombeiros.

MODELO
A Gol não tem disponível o equipamento Boeing 737-700, com 136 lugares para cumprir nos dias de voos de Pelotas(PET) para Guarulhos(GRU). Precisaria incluir um Boeing 737-800, para 186 passageiros, para aumentar a frequência.

DIFICULDADE
Tal situação esbarra na posição da CCR Aeroportos, que informa não ter previsão de aumentar a seção contra incêndio, necessária para a operação do Boeing 800. A alegação é de que uma operação diária não cobriria os custos.

COFRE
Aí vem aquela história do investimento para maior movimento e, incremento das receitas. Somente em 2022, a CCR pagou para a Prefeitura de Pelotas cerca de R$ 160 mil em impostos variados.

RETORNO
Na mesma rota. Os passageiros, quando viajam, pagam as taxas de embarque. As empresas aéreas pagam pelo uso do espaço (solo), pelo auxílio nos pousos e decolagens, entre outros. Ratificando: quantos mais voos, mais faturamento, mais impostos. Não deve ser difícil de entender.

TENTATIVA
A Latam realizou estudos do mercado regional para operar com um equipamento Airbus, de maior porte, em Pelotas. Hoje, pela estrutura, ficaria limitados também a uma aeronave menor (A319), que dispõe em seu parque aeroviário. O projeto foi engavetado.

SITUAÇÃO
Morador na zona norte de Pelotas transitou pela avenida Fernando Osório, imediações da Praça 1º de Maio, a popular Praça do Colono, ontem pela manhã. Ao Espeto sugeriu que autoridades municipais também fizessem o mesmo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

PRESENÇA

Próximo

FOLIA

Deixe seu comentário