Repressão

Quinze pessoas são presas em ação da Polícia Civil na Fronteira

Operação foi para desarticular organização criminosa, sendo vários da mesma família, que atuava em Jaguarão, Pelotas, Rio Grande e Arroio Grande

Divulgação - Dos 17 mandados de prisão preventiva, 14 foram cumpridos, além de um flagrante

A maior operação realizada pela Polícia Civil de Jaguarão resultou na prisão de 15 pessoas após o cumprimento de 37 ordens judiciais na manhã desta quarta-feira (17) na fronteira com o Uruguai. Denominada de Oikos, que é família em grego, a operação teve origem em uma prisão em fevereiro e resultou em 20 mandados de busca e apreensão e 17 mandados de prisão preventiva. Dessas, 14 foram cumpridos, além de um flagrante, totalizando 15 prisões até o momento. As ações ocorreram nos municípios de Jaguarão, Pelotas, Arroio Grande e Rio Grande.

De acordo com a delegada de Polícia Civil de Jaguarão, Juliana Garrastazu, além de desarticular a associação criminosa e combater o tráfico de drogas, que praticava o comércio nesses municípios, a ação ainda visa enfraquecer grupos criminosos que atuam na fronteira entre Brasil e Uruguai. “Uma família inteira foi identificada na articulação do comércio de drogas, sendo esta a razão do nome da Operação, Oikos”, disse a autoridade policial. Ao longo das investigações, que se iniciou com a prisão da mulher do líder da facção em fevereiro deste ano, os agentes descobriram que a associação criminosa se organizava dentro de uma estrutura familiar, no qual diversos membros atuavam com funções definidas voltadas à distribuição de drogas no sul do Estado, fornecendo entorpecentes principalmente para Pelotas e Jaguarão. 

As prisões cautelares foram deferidas pelo poder judiciário de Jaguarão, sendo demonstrado a grande movimentação de drogas, bem como o comando emanado de dentro do sistema prisional, uma vez que quatro deles já estão cumprindo pena no Presídio Regional de Pelotas (PRP). “Este seria o líder da organização criminosa aqui em Jaguarão, mas que está recolhido em Pelotas”, esclareceu a delegada.   

Durante a Operação Oikos, que contou com a participação de 78 policiais civis de Rio Grande, Pelotas, Jaguarão, Arroio Grande, São José  do Norte, além da Brigada Militar de Jaguarão, foram apreendidos uma motocicleta, uma arma calibre 38, balança de precisão, mais de meio quilo de maconha, mais de R$ 6 mil em dinheiro, e diversos telefones celulares. Todos os 15 presos serão encaminhados ao sistema prisional. A Polícia Civil ainda tenta cumprir mais três mandados de prisão preventiva.  


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Estreia nesta quarta o primeiro episódio do Podcast Connex 2024 Anterior

Estreia nesta quarta o primeiro episódio do Podcast Connex 2024

Homem é preso por tentativa de homicídio em Santa Vitória do Palmar Próximo

Homem é preso por tentativa de homicídio em Santa Vitória do Palmar

Deixe seu comentário