Retorno

O futuro da humanidade promete emocionar a plateia

Espetáculo, que leva ao público adaptação para o teatro de romance do psiquiatra Augusto Cury, chega a Pelotas

Foto: Luciano Mesquita - Kadu Moliterno celebra o novo personagem, que fez o ator voltar a atuar em teatro depois de seis anos

Adaptação do romance do psiquiatra Augusto Cury, o espetáculo O futuro da humanidade chega a Pelotas no dia 7 de abril, próximo domingo, às 18h, no Theatro Guarany. No palco os atores Kadu Moliterno, Pedro Pilar, Guilherme Uzeda, Thalita Drodowsky, Silvana França e Rodrigo Banks contam a história do jovem médico Marco Polo e seus dramas éticos. A peça, que leva a plateia para o universo dos conceitos científicos e humanos que norteiam os tratamentos psicológicos e psiquiátricos, promete emocionar e fazer refletir sobre os rumos da sociedade.

Autor de mais de uma dezena de best sellers, Cury teve quatro de suas obras transpostas para o teatro, sendo O futuro da humanidade, seu romance de estreia, o quinto livro do autor a receber adaptação para os palcos. Anteriormente foram montados O vendedor de sonhos, O homem mais inteligente da história, Nunca desista de seus sonhos e A turma da floresta viva. O novo espetáculo estreou no ano passado.

“Para muitos esse é o melhor livro de romance de Cury, particularmente eu gosto muito dele, que aborda a questão do confronto entre a indústria farmacêutica e o humanismo no tratamento, especialmente das doenças psicológicas. É um cenário muito atual, tanto que a gente vê questões em torno da saúde mental, que é um tema que nos atropela, nessa sociedade cada vez mais estressada, com pessoas cada vez mais escravizadas pelo digital”, explica o diretor de produção Luciano Cardoso, CEO da empresa Dreamsellers, do próprio psiquiatra.

Segundo Cardoso, os romances são densos, mas a proposta dramatúrgica aposta em um pouco mais de leveza para tratar das temáticas sérias desta e de outras obras de Cury. O texto foi adaptado pelo próprio Augusto Cury em parceria com Ingrid Zaverezzi e a direção é de Rogério Fabiano. “O Kadu está magistral, emocionante. Nessa comédia dramática as pessoas riem, têm momentos muito engraçados e choram”, antecipa o produtor.

Cardoso ainda destaca esta como a maior montagem das quatro. “Nessa a gente conseguiu chegar a uma produção de primeiro nível”, fala o produtor, que é pelotense. Deste trabalho, o CEO aponta a trilha sonora de Miguel Briamonte, um dos maiores compositores para teatro do país, como um dos destaques. “Temos orgulho de poder mostrar essa peça. A gente recebeu críticas maravilhosas nas temporadas do Rio e de São Paulo. Está sendo um sucesso de público e crítica”, fala.

Saúde mental tem sido tema recorrente na obra de Augusto Cury, porém Cardoso chama a atenção para o foco deste espetáculo, que aborda a humanização na medicina. Mas a obra traz ainda outros conflitos. “É abordada a história de pai e filho que se afastaram, tem toda uma trama de uma família que foi separada por causa de uma mentira, tem a questão da dualidade entre priorizar o amor ou a carreira, porque o jovem médico, que contesta a forma fria de se abordar pacientes, apaixona-se pela filha do dono de um laboratório farmacêutico. Tem uma série de conflitos que existem na sociedade, as pessoas se identificam muito”, fala.

O pelotense que trabalha com Augusto Cury há muitos anos é só elogio ao psiquiatra. “Ele é sensacional, é uma pessoa que faz bem para muita gente, que consegue se comunicar com pessoas de diferentes faixas etárias e diferentes classes sociais”, comenta. Cardoso adianta que nos próximos meses os admiradores da obra de Cury terão a oportunidade de ver quatro de seus romances no cinema e um documentário para a Netflix sobre a obra do psiquiatra e sua Teoria da Inteligência Multifocal (TIM). “Essa é a teoria que norteia toda a obra dele, ele é o escritor mais lido do Brasil há duas décadas e o psiquiatra mais lido do mundo”, conta o produtor.​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Coletivo de escritores lança livro de histórias para crianças Anterior

Coletivo de escritores lança livro de histórias para crianças

Clube do Autoral realiza série de eventos com artistas locais no Bloco Próximo

Clube do Autoral realiza série de eventos com artistas locais no Bloco

Deixe seu comentário