Situação

"Volta teu rosto sempre na direção do Sol e, então, as sombras ficarão para trás."
Sabedoria Oriental

O momento que Pelotas e Rio Grande, em especial, vivem, em função das chuvas e inundações que ocorrem em outras regiões do estado, merece não só atenções emergenciais. Que são válidas e que precisam ser tomadas.

Antigo
É histórica a relação de Pelotas com inundações. Com chuvas mais fortes e chegada de água de outras regiões, as enchentes ocorrem e flagelados são registrados. Não é novidade. As ações de hoje são paliativas. Vale para Rio Grande.

Aqui
No governo federal existiu um órgão chamado DNOS - Departamento Nacional de Obras e Saneamento. Era subordinado ao Ministério do Interior e, em Pelotas, sua sede ficava onde hoje é o Departamento da Lagoa Mirim, vinculado à UFPel.

Projetos
Foi através dele que os diques de proteção e as casas de bombas, nas décadas de 1960 e 1970 foram construídos e instalados em Pelotas. Sempre funcionaram bem. Salvo engano, os dois sistemas hoje estariam sob responsabilidade da Prefeitura.

Conhecimento
Perguntas do Espeto: 1) Quantos são e onde estão localizados os diques de proteção da cidade? 2) Quantas são e onde estão localizadas as casas de bombas? 3) Suas manutenções são feitas em períodos regulares? Pode ter mais questionamentos. Vale para Rio Grande.

Atualização
Um deles: com o crescimento vegetativo da área urbana, aumento de população e construções, há um estudo que indique a necessidade de construção e/ou ampliação dos diques atuais? Há estudo que indique a necessidade de instalação de mais casas de bombas? Vale para Rio Grande.

Realidade
O momento é de preocupação e, ao mesmo tempo, de oportunidade para a discussão técnica, sem partidarismos e objetivos eleitorais. Quem está em condições de analisar a atual situação e elaborar projetos que, se não evitarem, minorem o que já aconteceu e, hoje, pode estar entre nós a qualquer momento? Vale para toda a Zona Sul.

Realidade II
Chegou a hora dos governos municipal, estadual e federal iniciarem trabalho para que Pelotas, Rio Grande, São Lourenço, Pedro Osório, Cerrito e Jaguarão, por exemplo, recebem projetos que propiciem maior segurança no quesito enchente.

Cofre
Recursos o governo federal tem. Basta receber projetos exequíveis e cobrar, do presidente Lula (PT) e dos ministros das áreas, o cumprimento de falas ditas em momentos como os de hoje. Vai demorar? Sim, mas precisa ser iniciado para que, em futuro não muito distante, as aflições de hoje não sigam provocando mortes, prejuízos enormes e, repetindo, ações paliativas. É só querer.

Pontual
Espeto sentado em uma das cadeiras destinadas à imprensa no plenário da Câmara. Às 8h25min entra o vereador Rafael Barriga (UB). Sorridente e camiseta preta, diz: "Bota no jornal que fui o primeiro a chegar. Quero ver amanhã". Atendido.

Ponto
Em conversa ao pé-de-ouvido, Espeto fala sobre os horários de chegada dos representantes do povo no plenário. Vereador concorda e também indica nomes. Tem o grupo das 8h30min, depois o das 9h e, por fim, quem chega entre 9h30min e 10h. Sem falar nas ausências.


Picadinho

PLENÁRIO. Câmara de Vereadores de Pelotas realizou, ontem pela manhã, suas três sessões legislativas da semana. Vereadores mobilizados nas ações que envolvem a situação da cidade.

MOTIVO. Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Pelotas informa o adiamento da 30ª Fenacode, que seria realizada a partir do dia 29, indo até o dia 16 de junho.

DODÓI. Vereador Anselmo Rodrigues (PL) apresenta atestado médico na Câmara de Pelotas. Para realizar os procedimentos cirúrgicos, visando desobstrução de artérias nas duas pernas. Retorna na semana que vem.

TEMAS. Reuniões da CPI do Pronto Socorro e da CPI da Equatorial, que deveriam ocorrer nesta semana, estão adiadas para a semana que vem.

SUOR. Em função da instabilidade climática, a 3ª Corrida da Infantaria, marcada para o dia 26, está cancelada. Promoção do Sesc e 9º Batalhão de Infantaria terá nova data marcada.

PRESENÇA. Rodrigo Costa, presidente da Federasul, é o próximo convidado da reunião Tá em Pauta, da Câmara de Comércio da Cidade do Rio Grande. No dia 21.

DESPERTAR. Seguem as encomendas de cestas da Aapecan para o Dia das Mães. O valor é de R$ 49,90 e os recursos vão para obras da futura sede. Contatos: 3026-2965.

REALIDADE. Proposta pelo vereador Márcio Santos(PSDB), Câmara de Pelotas realizará audiência pública às 19h do dia 24.

REALIDADE II. Para debater o Dia Nacional de Conscientização e Enfrentamento da Fibromialgia, instituído pela lei federal 14.233, de 3 de novembro de 2021.

SABOR. Parceria entre a Prefeitura de Pelotas e o Senar propiciará a realização de dois cursos de doçaria, em junho, na zona rural.

SABOR II. O curso de Tortas será no Cerrito Alegre e o curso de Docinhos na Santa Silvana. Informações pelo telefone 98451-3406 ou na Secretaria de Desenvolvimento Rural.

GESTO. Seguem as campanhas de arrecadação de doações para minorar o sofrimento dos atingidos pelas cheias. Prioridades são colchões e artigos de higiene.

PEDAL. Segue a programação do Maio Amarelo em Pelotas. Para hoje marcada palestra CFC. Local e horário não informados.


Entenda

Paula MascarenhasGustavo Vara/Ascom - Especial DP

Afora as permanentes preocupações que a situação que hoje envolve a quase totalidade do território gaúcho, onde, por suas posições, exercem positiva liderança, tanto o governador Eduardo Leite (PSDB/foto) como a prefeita Paula Mascarenhas (PSDB), precisam dar respostas para as mentirosas notícias que são divulgadas em redes sociais. Tem para todos os gostos. Pena que esses desocupados, politiqueiros e afins, não usam suas criatividades para o bem, para ajudar. Pena mesma.


Estrutura em movimento

Vista da rua Marechal Deodoro na Secretaria de Assistência SocialJRC - DP

Desde o final de semana passado, Pelotas e a Zona Sul estão em alerta permanente em função da instabilidade do tempo e, principalmente, devido a "descida" das águas das áreas central do estado e da Grande Porto Alegre. As orientações estão dadas. Se forem seguidas, muitos problemas serão evitados. Na sede da Secretaria de Assistência Social, na rua Marechal Deodoro, um eficiente esquema e chegada e saída de doações está montado. Há espaço (foto) marcado para o estacionamento de carros e caminhões, com os olhares atentos de agentes da Polícia Rodoviária Federal. Sem contar com a permanente dedicação de servidores e voluntários. Bom exemplo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Compromisso consagrado Anterior

Compromisso consagrado

Próximo

Exemplo

Deixe seu comentário