Facetas em resina

Solução prática para alguns problemas odontológicos e sorriso bonito

Procedimento indolor e pouco invasivo promete aspecto natural e duradouro

Foto: Divulgação - DP - Agindo como uma capa em toda a arcada dentária ou em apenas alguns dentes, as facetas cobrem manchas, fraturas, além de corrigir formatos irregulares e coloração

Por Joana Bendjouya

Já imaginou ter o sorriso dos sonhos, com todos os dentes alinhados, no formato e cor ideal de acordo com o teu rosto? Há alguns anos, isso poderia ser um só um sonho distante. Mas hoje em dia isso já é possível, devido a um procedimento chamado Facetas em Resina Composta, um método de transformação de sorrisos, aonde uma fina camada de resina que é sobreposta e esculpida sobre o dente natural, conforme explica Sabrina Marques, Dentista e Especialista em Endodontia e Harmonização Orofacial. “Com a utilização das facetas, é possível mudar a forma, a cor, o tamanho, o volume e até mesmo fechar espaços entre os dentes. Também é possível resolver o problema dos dentes manchados, escurecidos ou muito pequenos. É claro que sempre respeitando os critérios biológicos e funcionais”.

A dentista conta que, através de um trabalho totalmente personalizado, o processo é realizado respeitando as características únicas de cada paciente. “O passo inicial é uma conversa minuciosa com o paciente para entender qual a necessidade, se ele tem indicação ou não para realizar o procedimento, que sempre deve ser realizado com segurança”, explica. Para que o paciente tenha indicação para realizar o procedimento, antes é necessário que ele realize alguns exames clínicos, além de uma avaliação. “A escolha da cor e o formato do dente é uma conversa entre o profissional e o paciente. O profissional analisa o que mais se encaixa como cor, formato e tamanho de acordo com o exame de análise facial e se der tudo certo com os exames, dependendo do caso, ele vai fazer os procedimentos no mesmo dia”, diz Sabrina.

A dentista enfatiza que um fato importante sobre o procedimento de facetas é que a saúde precede a estética, então para que seja possível realizar, é necessário estar com a saúde bucal em dia. “O primeiro passo é reestabelecer a saúde da boca através da remoção de cáries, tratamento de canal e das gengivas, se for necessário. Em casos de dentes muito desalinhados, pode ser preciso o tratamento ortodôntico e apenas após ele as facetas ajustam os detalhes restantes.”

Cuidados
Como não se trata de um procedimento definitivo, a dentista explica que após sair do consultório com o novo sorriso esculpido, alguns cuidados e bons hábitos são indispensáveis para manter a beleza do sorriso e a qualidade do procedimento. Para isso, é importante ter a rotina de retornos semestrais para revisão e polimento, e assim manter a durabilidade do procedimento. “Eu costumo dizer que nada é permanente, pois até mesmo nosso dente natural, que é composto por mineral muito resistente, é suscetível às fraturas, desgastes, erosão”, explica Sabrina.

A dentista destaca que outra vantagem é que, em casos de acidentes, é possível realizar reparos sem que toda faceta seja removida. “É um procedimento rápido, podendo ser esculpidas em algumas horas, e muitas vezes em apenas uma única consulta. E, caso ocorra alguma fratura ou lasca, é possível ser facilmente corrigida e reparada.”

Não é só estética
Que um belo sorriso pode aumentar a autoestima, não é segredo, afinal, a aparência influencia diretamente em como a cada um se sente. Além disso, ao corrigir os problemas dentários, o procedimento possibilita que as pessoas também sintam melhorias em seus relacionamentos, saúde mental e qualidade de vida.

Mas para obter um sorriso desejado, às vezes é necessário recorrer a tratamentos estéticos que possibilitam estes resultados, conforme explica Sabrina.

Quando realizar o procedimento com facetas?
Inicialmente a busca pelas facetas dentárias pode ser uma opção para transformar a estética do sorriso, principalmente melhorando a cor e as manchas presentes nos dentes. Mas, além disso, o procedimento também pode corrigir:
O formato, ajustando dentes muito pequenos ou de proporções diferentes.
Dentes que apresentem desgaste.
Presença de espaçamento ajuste de alinhamento entre os dentes.
Mas a dentista alerta que para iniciar o processo, é fundamental que os dentes estejam saudáveis e o paciente não tenha nenhuma contraindicação sobre o uso da faceta em resina.

Contraindicações
Mesmo que seja um procedimento seguro, as facetas dentárias não são indicadas para todas as pessoas. Sabrina enfatiza que mesmo que elas tenham um resultado estético e emocional, visto que impactam diretamente na autoestima das pessoas, é importante levar alguns critérios em questão antes de realizar o procedimento. “O dentista deve analisar o histórico do paciente e, caso seja necessário, definir algum tratamento antes de colocar as facetas”, orienta.

Quando não realizar o procedimento?​
Nesse contexto, listamos os casos em que a faceta de resina composta não é recomendada de imediato:
Bruxismo
Apinhamento dental severo
Retração gengival
Cárie e placa bacteriana
Gengivite e periodontite
Escurecimento dos dentes
A dentista explica que todos estes casos podem ser tratados e, assim que finalizado, é possível continuar o procedimento com as facetas dentárias.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Retinopatia diabética: os impactos oculares que podem ser causados pela diabetes Anterior

Retinopatia diabética: os impactos oculares que podem ser causados pela diabetes

Importância de se permitir sentir as emoções em cada momento da vida Próximo

Importância de se permitir sentir as emoções em cada momento da vida

Deixe seu comentário