Evento

HE-UFPel participa do Dia Mundial da Criatividade com projetos que unem saúde e educação

As iniciativas visam garantir atendimento educacional a alunos hospitalizados, estimulando o desenvolvimento infantil

Divulgação - Os projetos unem duas áreas fundamentais para o desenvolvimento humano: a saúde e a educação

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE-UFPel), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), participará do Dia Mundial da Criatividade, um festival mundial que reúne líderes criativos, educadores, empreendedores e outros agentes de mudança em defesa do desenvolvimento humano. Em parceria com a Faculdade de Educação (FaE/UFPel), o HE-UFPel apresentará dois projetos: “Educação em Saúde para infância e Adolescência” e “Infâncias no ambiente hospitalar: contribuições da escuta e da brincadeira”. Eles abordam a importância da educação em saúde no contexto hospitalar.

A apresentação será no dia 19 de abril, das 14h às 15h30min, no Tecnosul - Pelotas Parque Tecnológico, na avenida Domingos de Almeida, 1785, Areal. Para participar é necessário inscrever-se na página do festival, primeiro no evento e, posteriormente, na atividade desejada. Os projetos serão apresentados pela professora da FaE/UFPel e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas das Infâncias (GEPI), Hardalla do Valle, e pela pedagoga hospitalar do HE, Adriana Coutinho, que também atua como preceptora dos acadêmicos do curso de Pedagogia (FaE/UFPel), inscritos nos projetos de extensão “Classe Hospitalar” e “Infâncias no ambiente hospitalar: contribuições da escuta e da brincadeira”.

O chefe da Unidade de Gestão da Inovação Tecnológica em Saúde, Leandro Farias Rodrigues, ressaltou a importância da participação do HE-UFPel no evento mundial, explicando que a instituição vem participando de ações nos ecossistemas de inovação no estado, região e cidade desde 2022. Ele destacou que muitas abordagens tradicionais já não são capazes de dar respostas aos desafios contemporâneos do ensino e da assistência em saúde. Assim, é importante estimular, cada vez mais, na instituição, a cultura de ‘pensar fora da caixa’ para gerar processos inovadores”.

A participação do HE-UFPel reflete o impacto positivo das ações desenvolvidas pela pedagoga hospitalar, Adriana Coutinho, junto às crianças internadas na Unidade da Criança e do Adolescente (UCA) do Hospital, assim como, por meio das ações dos projetos de extensão, coordenados pelos professores Lui Nörnenberg e Hardalla do Valle, ambos da FaE/UFPel. Além disso, acrescenta a pedagoga, “Abrir o campo prático da Pediatria permite que o conhecimento adquirido na FaE contribua para as ações de Educação em Saúde na Infância, assim como oportuniza ações pedagógicas para além do espaço escolar. Temos um compromisso com os usuários do SUS, levando em consideração não apenas o aprendizado, mas também a recuperação das crianças durante o período de internação”. 

Os projetos unem duas áreas fundamentais para o desenvolvimento humano: a saúde e a educação. Nesse sentido, Adriana aponta que o incentivo à criatividade pode fazer a diferença na vida das crianças, mesmo em um ambiente hospitalar. Segundo ela, “Todos somos criativos e essa habilidade deve ser estimulada, principalmente, na infância. Ela ajuda a enfrentar desafios, solucionar problemas, e encontrar motivação para compreender os processos clínicos durante o período de internação”.

É importante destacar que os projetos visam garantir o atendimento educacional aos alunos da educação básica internados para tratamento de saúde em regime hospitalar, conforme previsto na Lei 13.716/2018. As atividades propostas também contemplam o estímulo às áreas do desenvolvimento infantil, como coordenações motoras ampla e fina, crescimento social e emocional, linguagem e cognitivo.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Homem morre em decorrência da dengue em Pelotas Anterior

Homem morre em decorrência da dengue em Pelotas

Arte de Amar do HUSFP vai leiloar obras de arte para requalificação da UTI Pediátrica Próximo

Arte de Amar do HUSFP vai leiloar obras de arte para requalificação da UTI Pediátrica

Deixe seu comentário