Dificuldades de avançar

A primeira semana de março tem como costume ser de avanço de pautas de direitos das mulheres no Congresso Nacional. Em 2024 não foi diferente, com projetos selecionados pela Bancada Feminina da Câmara dos Deputados sendo aprovados no plenário da Casa. Já no Senado Federal, medidas avançaram nas comissões e mulheres foram premiadas pelo combate ao feminicídio. As medidas, no entanto, encontram dificuldades de avançar em um Congresso predominantemente masculino. Atualmente, há um total de 107 mulheres congressistas. São 92 deputadas e 15 senadoras.


51,5%
No total, representam somente 18% dos parlamentares no Congresso. As mulheres são 51,5% da população brasileira, segundo dados do Censo 2022.


Em Riad
Capital da Arábia Saudita, a vida das mulheres não é fácil. Algumas lojas ainda têm entrada específica para elas e modelos mais modestos.


Desigual
Tomando como exemplos as lojas que destinam banheiros às mulheres, falta muito para se chegar à igualdade de gênero e liberdade nos Emirados Árabes.


Aceitar
"Pedágios em rodovias federais deverão aceitar pagamento de pix e cartões". Portaria do Ministério do Turismo, publicada no DOU na sexta-feira.


Adaptar
A portaria do Ministério do Turismo também determina o seguinte: "...que as concessionárias terão noventa (90) dias para se adaptar à medida".


Projeto
Pesquisa em parceria entre a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a Universidade de Brasília (UNB) estudará desigualdades de gênero na aeronáutica.


Ambos
Assinaram um Termo de Execução Descentralizada (TED) de R$ 1,1 milhão para os estudos da área. Apenas 5% de mulheres ocupam cargos de piloto no mundo.


Valores
Herdeiros de João Gilberto, que morreu em 2019, poderão receber mais de R$ 175 milhões de restituição de valores sobre as obras do artista, estrela da Bossa Nova.


Ícone
O valor é referente a um processo aberto pelo ícone da Bossa Nova em 1997 contra a EMI Records, e que teve novo capítulo na última sexta-feira.


The Economist
"Depois de séculos de falsas promessas, atual geração de medicamentos para emagrecer realmente funcionam, e mercado deve passar por uma revolução".

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Impressos versus digitais

Próximo

Domicílio da família

Deixe seu comentário