Folia

Carnaval de Pelotas se consolida, mesmo fora de época

Com o tradicional desfile da Banda Empolgação, prefeita Paula passou a chave simbólica da cidade ao Rei Momo Fábio Mendonça

Foto: Volmer Perez - DP - Comemorações movimentaram a comunidade por três dias na passarela instalada no Porto

Tradição em Pelotas, o Carnaval, mesmo fora de época, se consolida mais uma vez com a participação do público nas arquibancadas durante os três dias de folia. Entre as estrelas da festa, a banda Empolgação abriu oficialmente o evento popular de 2024, no sábado à tarde, com a entrega da chave da cidade pela prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) ao Rei Momo Fábio Mendonça. A folia de momo começou já na sexta-feira com os desfiles dos blocos burlescos, sem que faltasse a Mafa do Colono, Bruxa da Várzea, o Bafo da Onça, Tesouras da Tiradentes e Candinha da Cerquinha. Muitos foliões foram até a região do Porto para prestigiar as estrelas na Passarela do Samba.

Já no sábado ensolarado, as bandas participantes Empolgação e a Cruzmaltense foram responsáveis pela solenidade oficial. Mesmo realizado em abril, foliões que são apaixonados pela festa popular se dizem contentes pelo evento voltar em grande estilo. “Eu estava em Santa Catarina e voltei só para aproveitar o Carnaval. Só estou triste porque não consegui comprar a camiseta para estar na passarela. Eu tenho todos os abadás dos anos anteriores”, disse a auxiliar de cozinha Margarete Correa, 64, enquanto esperava pela Empolgação.

O presidente da Associação das Entidades Carnavalescas de Pelotas (Assecap), Edson Luiz Planella, comemora com alegria a realização do evento mais popular do País e promete fazer o Carnaval de 2025 na época da folia. “Conseguimos realizar o Carnaval, o público veio. Mas o mais importante é que conseguimos equilibrar as finanças e para o ano, a folia vai ocorrer com a Associação tendo as contas em dia”, destacou. O evento tem o apoio da Prefeitura de Pelotas e contou com apoio financeiro de R$ 100 mil de emenda parlamentar do deputado federal Daniel Trzeciak (PSDB), além de emendas impositivas de dois vereadores.

“O importante é que a Assecap se organizou, se fortaleceu e reuniu as entidades neste local, que é uma tradição em Pelotas, para a realização do Carnaval que é feito pela entidades, mas conta com a parceria do Poder Público, que é importante. Estamos passando por uma mudança cultural e aprendendo com ela e o Carnaval de Pelotas está mais vivo do que nunca”, declarou a prefeita Paula, que brincou ao entregar a chave a Rei Momo dizendo que até segunda, todos os problemas da cidade eram com o Fábio. “Eu vou entregar a chave, mas lá no início do ano que vem”.

Ainda na noite de sábado teve Embaixadores da Alegria e Banda Carnavalesca Boloduchos, ambas participação. Depois começaram os concursos de bandas com Leocádia, Explosão do Futuro, Xavabanda, Dona da Noite, Kibandaço, Entre a Cruz e a Espada e Edu Polvo.

No domingo, os desfiles se iniciaram às 17h20min com a participação da banda Carnavalesca Unidos do Gueto, que abriu o concurso das Escolas de Samba Mirins, com Águia de Ouro, Super Pateta e Ramirinho. O concurso das Escolas de Samba do Grupo Especial, com Academia do Samba, General Telles, Unidos do Fragata e a participação da Lobos da Cerca, aconteceu já durante a noite.

As campeãs do Carnaval 2024 serão conhecidas a partir das 20h de desta segunda.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Desrespeito à sinalização e baixa visibilidade como causa de acidentes em Pelotas Anterior

Desrespeito à sinalização e baixa visibilidade como causa de acidentes em Pelotas

Condição de estrada dificulta acesso à zona rural de Arroio Grande Próximo

Condição de estrada dificulta acesso à zona rural de Arroio Grande

Deixe seu comentário