Transtorno

Condição de estrada dificulta acesso à zona rural de Arroio Grande

Problemas em trecho de 30 quilômetros deixam localidade de Santa Isabel praticamente isolada

Foto: reprodução - DP - Situação coloca condutores em momentos de desafio para cruzar o local e afeta o transporte escolar

Um trecho de 30 quilômetros que deveria ser percorrido em minutos tornou-se um pesadelo para moradores da localidade de Santa Isabel, em Arroio Grande. As péssimas condições da estrada, na ERS-473, faz com que alunos demorem mais de uma hora para chegar até a escola da localidade e deixa os moradores praticamente isolados.

A localidade fica a cerca de 60 quilômetros do centro de Arroio Grande, sendo que metade do percurso é pela BR-116. É na segunda metade, na ERS-473, que os problemas começam. A via, que é praticamente em linha reta, não é asfaltada e é tomada pelos buracos e pelo barro. Segundo os moradores, carros menores e motos menos potentes não conseguem trafegar pela estrada em segurança.

Segundo a professora Eva Pereira, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Isabel, a estrada não recebe manutenção há mais de um ano. Ela afirma que essa distância de 30 quilômetros chega a demorar 1h20min para ser percorrida pelo transporte escolar, do qual dependem cerca de 45 alunos.

João Paulo Ferreira é alambrador e sente diariamente os prejuízos causados pela dificuldade de acesso ao local onde mora. Ele e a esposa Mayara tinham uma pequena mercearia para atender a localidade, mas precisaram fechar o estabelecimento por não conseguir manter o comércio abastecido. “É um tremendo descaso com a população toda”, resume.

Além disso, a filha adolescente de Ferreira precisou se mudar para a zona urbana para continuar estudando o ensino médio, já que depender de um transporte diário para a cidade não é uma opção viável. “Tive que dividir minha família, mandar minha filha para a cidade com 15 anos. É bem difícil nós na campanha, nós levamos pau, como se diz, de tanto que sofre. E acho que o resto do pessoal tá na campanha de teimoso sofredor, porque não há condições”, lamenta.

Diante de tantas dificuldades, Ferreira considera que está cada vez mais inviável continuar morando na zona rural. “Infelizmente a minha casa na Palma vai virar uma tapera. É triste dizer isso, eu nasci e me criei ali. Não temos o que fazer”, diz. “Não consigo trabalhar, o que a gente resolve? Infelizmente, abandonar a campanha. Tivemos mais de 17 dias sem luz, sem estrada para sair, não passa carro, não passa camionete pequena, e a nossa vida é essa”.

Respostas
A manutenção da estrada estadual é de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). Segundo a Prefeitura de Arroio Grande, o Executivo está pressionando a autarquia do Estado para que seja feita manutenção. “A última atualização do Executivo Municipal em contato com representante do Daer na região é que eles estão conscientes do estado da estrada e se posicionaram com o compromisso de na terça mandar uma máquina para fazer o serviço”, diz Jussiani Ferraz, chefe de gabinete do prefeito Ivan Guevara (PP).

Jussiani explica que, embora a estrada seja estadual e parte dela esteja no território de Pedro Osório, a Prefeitura de Arroio Grande sempre busca manter ações de manutenção na estrada. “No entanto no atual momento [a Prefeitura] concentra esforços em obras de melhorias em vias do interior que são de concessão do Município”, afirma.

Já o Daer respondeu à reportagem na sexta-feira (19) que “tem realizado regularmente serviços de recuperação na rodovia.” e que “os alegados problemas relacionados a acesso à escola serão checados pelo órgão.”

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carnaval de Pelotas se consolida, mesmo fora de época Anterior

Carnaval de Pelotas se consolida, mesmo fora de época

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4 Próximo

Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 4

Deixe seu comentário