Opinião

Algoritmos das playlists

por Carlos Eduardo Behrensdorf

Jornalista | [email protected]


Antes restritas às grandes corporações, as ferramentas de inteligência artificial (IA) se popularizaram com os algoritmos das playlists de streamings musicais, de redes sociais, feeds de notícias e efeitos de imagem que usam recursos de reconhecimento de rostos. Com o lançamento do ChatGPT, no fim do ano passado, teve início um verdadeiro boom que hoje ultrapassa a área da computação e preocupa a ponto de se discutir uma regulamentação no Congresso. A IA revoluciona o setor educacional, incluindo a pós-graduação em todo o País. Os últimos dois anos têm sido de aumento da demanda por cursos da área em muitas universidades.


Distintas
Desde já Lula ouve aliados que defendem posições distintas. A decisão deverá ser tomada com a retomada das sessões no Congresso e reuniões com lideranças do Centrão.

Mulheres
Depois de trocar Daniela Carneiro por Celso Sabino no Ministério do Turismo, Lula quer seguir com grande participação feminina no alto escalão como política de governo.

Partidos
O problema é que os indicados pelos dois partidos para integrar a Esplanada são homens: os deputados André Fufuca (PP-MA) e Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE).

Lembrete
É bom lembrar que alguns dos cargos cobiçados são femininos. O principal deles foi a chefia da Saúde, da ministra Nísia Trindade, mas Lula já negou essa pasta ao PP.

Imagens
O Ministério da Justiça negou o acesso de parlamentares às imagens da invasão da sede dos Três Poderes, ocorrida em 8 de janeiro. Comissão Parlamentar Mista de Inquérito apura.

Goianos
Magistrados do Tribunal de Justiça de Goiás ganham até 175% a mais que um ministro do STF. Bonificações chegam a compor até 85% da remuneração de magistrados goianos.

Milhões
O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou que o ex-presidente Bolsonaro aportou R$ 17 milhões em investimento em renda fixa.

O Globo
O valor é semelhante aos recursos recebidos pelo ex-mandatário em operações de Pix ao longo do primeiro semestre deste ano, registra documento obtido pelo O Globo.

Covid-19
Os valores referem-se “provavelmente” à campanha de arrecadação feita por aliados para pagar multas, como a de circular na rua sem máscaras durante a pandemia.

Recorde
Aumento na produção de carnes deve reduzir preços para o consumidor. Brasil deve ter recorde na produção de carnes bovina, suína e de aves em 2023, segundo a Conab.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Flávio Mansur Anterior

Flávio Mansur

Iniciando agosto... Próximo

Iniciando agosto...

Deixe seu comentário