Qualidade

Azeite de Canguçu conquista prêmio internacional

Produzido na Fazenda Serra dos Tapes, Potenza Frutado venceu em primeiro lugar na categoria “Best International EVOO”

Foto: Roberta Pereira - Especial - DP - Essa é a terceira vez que o Potenza Frutado recebe uma premiação importante na Espanha

O Azeite de Oliva Extravirgem Potenza Frutado, produzido na Fazenda Serra dos Tapes, de Canguçu, conquistou o primeiro lugar na categoria “Best International EVOO” (Melhor Azeite de Oliva Extravirgem Internacional) no Guía Esao. Considerado o “Guia Michelin” do mercado de azeites de oliva extravirgem, o Esao é o guia oficial da Escola Superior do Azeite de Oliva, fundação espanhola sediada em Valência, que criou a primeira escola de alto desempenho especializada no setor, além de ser pioneira na formação específica para o mercado olivícola. A cerimônia de premiação será hoje, na cidade espanhola de Jáen, considerada a capital mundial do azeite.

Essa é a terceira vez que o Potenza Frutado recebe uma premiação importante na Espanha, país com a maior produção de azeite do mundo. Em 2023, foi considerado o melhor azeite do Hemisfério Sul pelo Mario Solinas Quality Award, o mais relevante da comunidade internacional do azeite de oliva extravirgem. A conquista foi inédita para o Brasil.

Já em março deste ano, o azeite brasileiro foi reconhecido como melhor do Hemisfério Sul, no grupo “Azeite Frutado Ligeiro”, na 22ª edição do Prêmio Internacional Expoliva de Qualidade dos Melhores Azeites Extravirgens. O produto foi o único representante brasileiro nesta edição do concurso, o mais antigo e um dos mais tradicionais do setor.

Esses feitos renderam à Fazenda Serra dos Tapes uma estrela Esao, que tem como critério o produto ser classificado como “Best International EVOO” em seu concurso, além de ser um vencedor do “Prêmio Mario Solinas” ou do “Prêmio do Ministério da Agricultura da Espanha” no mesmo ano. Com apenas 16 estrelas concedidas nesta edição, o lagar brasileiro é o primeiro do País e o único da América Latina a receber o reconhecimento.

“Receber uma estrela Esao é um sonho realizado para quem se dedica a pesquisar e estudar técnicas para produzir azeites de oliva que se aproximem da perfeição. Nunca nenhum lagar brasileiro recebeu e é muito difícil que aconteça novamente, pois precisa conjugar os dois reconhecimentos no mesmo ano. Vejo o trabalho de todo o time da Fazenda Serra dos Tapes reconhecido e é um grande marco para todo o setor olivícola nacional, que também passa a estar em maior evidência”, comemora Cláudia Santos, sommelier de azeites e mestra de lagar da Fazenda Serra dos Tapes, responsável pelo blend do Potenza Frutado.

Diferenciais
Com acidez máxima de 0,14%, o Potenza Frutado é preparado com as variedades de azeitonas arbequina, coratina e frantoio, cultivadas sob altos padrões de qualidade. Do cultivo ao armazenamento, todas as etapas passam pela análise da especialista Cláudia Santos.

Segundo a profissional, o diferencial do azeite está na variedade coratina. Normalmente utilizada em blends mais intensos, Cláudia chegou a uma proporção ideal, garantindo um azeite que, embora frutado, apresenta uma riqueza de aromas herbáceos e florais. O Potenza Frutado é ideal para acompanhar risotos, carnes brancas, queijos, molhos suaves, saladas, frutos do mar e doces.

Fazenda Serra dos Tapes
Com 210 hectares, divididos entre os olivais Trapeira e Paraíso, na Fazenda Serra dos Tapes são produzidas as linhas de Azeites de Oliva Extravirgem Potenza e Pecora Nera. Aberta a visitações, a Fazenda Serra dos Tapes faz parte da Rota dos Olivais da Serra dos Tapes e oferece uma experiência completa de imersão na cultura milenar do azeite de oliva, com visual privilegiado, instalações projetadas para total conforto e segurança, além de um Lagar com equipamentos de última geração. ​

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Movimentação de grãos pelo modal hidroviário tem salto superior a 780% em 13 anos Anterior

Movimentação de grãos pelo modal hidroviário tem salto superior a 780% em 13 anos

Deixe seu comentário