Serviço

Castração de animais nos bairros começa pela Bom Jesus

Agendamentos serão realizados junto às Unidades Básicas de Saúde das regiões atendidas

Gustavo Vara - Ascom - DP - A partir de segunda-feira a unidade estará nos bairros seguindo cronograma

Após atingir a marca de quatro mil castrações em 2023, a Prefeitura de Pelotas dá início, a partir de segunda-feira (29), ao processo de cadastro de tutores para a realização do Programa de Controle Populacional de Cães e Gatos nos bairros. Os agendamentos, que serão realizados junto às Unidades Básicas de Saúde (UBSs), começarão pela Bom Jesus, conforme cronograma. A atividade será desempenhada pelo Castramóvel e deve fazer até 960 castrações ao longo do ano.

Com investimento próprio do Município, de R$ 191,8 mil, a estrutura percorrerá os bairros de Pelotas e será conduzida pela empresa Clínica Veterinária Bueno Ltda de Sorocaba (SP), vencedora da licitação. As operações devem começar somente após o período de cadastro, a partir do dia 8 de maio, e seguirão o cronograma previamente estipulado pelo Município. As regiões do Navegantes e da Colônia de Pescadores Z-3 também serão contempladas na primeira etapa do serviço.

Como forma de ampliar o trabalho empreendido pela parceria do Município com a ONG SOS Animais, resultando em cerca de 350 castrações por mês, a operação na unidade móvel deve potencializar ainda mais a política de diminuição da procriação desordenada e do abandono dos animais. O titular da Secretaria de Qualidade Ambiental (SQA), Eduardo Schaefer, destaca que a iniciativa será fundamental para maximizar o serviço já realizado. 

“O controle populacional de cães e gatos é uma das políticas públicas mais relevantes que temos para fins de bem-estar animal. Com o castramóvel, nós vamos complementar os investimentos que já temos nessa temática, possibilitando a mobilidade de ir até onde a população mais demanda para a castração in loco, em pontos próximos às comunidades. Para nós, é muito importante poder ofertar essas castrações, de forma gratuita, e mapear a cidade indo ao encontro da população”, destacou o gestor.

O serviço é totalmente gratuito e direcionado para tutores em situação de vulnerabilidade social, registrados no Cadastro Único. No ato do agendamento, é necessário apresentar um documento de identidade com foto e cópia da folha resumo, a qual pode ser obtida na Secretaria de Assistência Social (SAS).

Agendamentos
Segunda-feira (29) - UBS Bom Jesus, localizada na avenida Itália, 350, com atendimento a partir das 9h
Terça-feira (30) - UBS Navegantes, localizada na rua Dona Darcy Vargas, 212, com atendimento a partir das 9h
Quinta-feira (2) - UBS Colônia Z-3, localizada na rua Rafael Brusque, 147, com atendimento a partir das 9h

Castrações
Quarta-feira (8 de maio) - a partir das 8h, no castramóvel, em frente à UBS Bom Jesus
Quinta-feira (9 de maio) - a partir das 8h, no castramóvel, em frente à UBS Navegantes
Sexta-feira (10 de maio) - a partir das 8h, no castramóvel, em frente à UBS Colônia Z-3

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Incêndio destrói apartamento em residencial nas Três Vendas Anterior

Incêndio destrói apartamento em residencial nas Três Vendas

Cãominhada será realizada neste sábado no Centro Próximo

Cãominhada será realizada neste sábado no Centro

Deixe seu comentário